Saúde e Bem-estar

Acordar cedo: as razões para deixar a cama o quanto antes e como fazer isso

Acordar cedo é um desafio que vale a pena; confira dicas para superá-lo

Acordar cedo: conheça os benefícios do hábito (ArthurHidden/Getty Images/iStockphoto)

“Deus ajuda quem cedo madruga”, dizem. Apesar de nem todos serem religiosos (ou, talvez, o problema é só acreditar nesse ditado específico), devemos admitir: acordar cedo tem, sim, as suas vantagens. Elas incluem benefícios para a saúde em geral, e os especialistas do site Healthline provaram (em inglês) isso.

ANÚNCIO

Quais são os benefícios de acordar cedo?

Uma pesquisa (em inglês) publicada na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos em 2012 sugere que as pessoas que acordam cedo tendem a ir para a cama também mais cedo e experimentam um sono não só mais longo, mas também de melhor qualidade.

· · ·

Recomendados

Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por:Como dormir melhor? Experimente estes 4 mantras antes de fechar os olhos

· · ·

Já o portal Healthline afirma (em inglês) que dormir o suficiente traz os seguintes benefícios: melhora o humor; aprimora a concentração; e diminui a chance de desenvolver obesidade e outras doenças crônicas. Ainda segundo a fonte, a falta de sono de qualidade pode alterar o apetite sexual; aumentar a chance de ter diabetes, pressão alta e doenças cardíacas; e enfraquecer o sistema imunológico, o que significa ficar doente com mais frequência.

Como acordar mais cedo?

O Healthline também listou (em inglês) algumas dicas para acordar mais cedo. A primeira delas é evitar refeições pesadas tarde da noite. Ir para a cama com a barriga cheia ou comer alimentos condimentados antes de ir para a cama pode causar azia ou indigestão — e isso não contribui para uma boa noite de sono.

Outra dica é mudar a hora do alarme gradualmente. Configure o seu alarme 15 minutos mais cedo diariamente durante uma semana, alterando aos poucos o horário até a hora desejada.

Na manhã seguinte, deixe o quarto assim que possível. Permanecer na cama pode criar aquela vontade de voltar a dormir. E, por fim, crie uma recompensa. “Basta pensar: você terá tempo para passar na sua cafeteria favorita […] ou checar a sua roupa antes de sair de casa”, aconselhou o site.

· · ·

Aviso

Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.

Tags

Últimas Notícias