Comportamento e Relacionamento

Psicóloga aponta 3 erros comuns que podem estar sabotando seus relacionamentos amorosos

Se você quer um relacionamento satisfatório, é fundamental se livrar de certos padrões

Balão em forma de coração prestes a ser estourado por agulha

Se você costuma se apaixonar por pessoas que não são compatíveis contigo, sabe bem como os relacionamentos amorosos podem deixar de ser experiências prazerosas para se transformarem em montanhas-russas emocionais, isto é, com altos e baixos incontroláveis. A psicóloga Roxy Zarrabi (em inglês) defende a teoria: “é difícil continuar se expondo quando você sente que não está alcançando os resultados que deseja”.

Em artigo (em inglês) no site Psychology Today, Roxy identifica alguns erros comuns entre as pessoas que, frequentemente, acabam frustradas com os seus relacionamentos, sejam eles uma simples ficada ou um namoro de meses. De acordo com ela, é preciso reconhecer esses obstáculos que são nada mais, nada menos do que fontes de sabotagem.

Você está focando no futuro, e não no presente

Ao começar a sair com uma pessoa, é muito fácil ficar “hipnotizado” pelo potencial do relacionamento e gastar horas e mais horas do dia imaginando como será o futuro juntos e “felizes para sempre”. “Mas isso pode atrapalhar o seu julgamento e torná-lo mais suscetível a deixar os sinais de alerta passarem batidos”, alerta Roxy.

Recomendados

· · ·

Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por:3 (lindos) detalhes que todo relacionamento forte tem em comum, segundo psicoterapeuta

· · ·

Você não está estabelecendo limites

No começo de um relacionamento, algumas pessoas se sentem apreensivas ao falar sobre os seus limites e as suas necessidades porque têm medo de serem julgadas ou de perder a conexão com a suposta cara-metade. “Isso evita que você tenha a oportunidade de ver como o outro responde […], o que pode fornecer informações valiosas sobre a sua compatibilidade logo no início, em vez de meses depois”, explica a psicóloga.

Você não está cuidando do relacionamento consigo mesmo

Quanto mais forte for o seu relacionamento consigo mesmo, maior a probabilidade de você […] achar os seus demais relacionamentos satisfatórios”, afirma Roxy. Portanto, é importante se concentrar nas atividades que trazem alegria e sentido para a vida. Ao nutrir o relacionamento consigo mesmo, o indivíduo se torna mais confiante, pois sabe que depende de ninguém. Além disso, “quando o seu relacionamento consigo mesmo é forte, é mais provável que você perceba quando alguém não está tratando você com o mesmo nível de respeito e cuidado”, acrescenta a psicóloga.

· · ·

Aviso

Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM