Para Nathaniel Branden, psicólogo e autor conhecido sobre desenvolvimento pessoal, revela em seus livros que verdadeira autoestima verdadeira tem como base uma avaliação realista sobre nossas capacidades, conquistas e valores pessoais.
ANÚNCIO
Contudo, muitas pessoas podem acabar perdidas no processo e desenvolvendo uma falsa autoestima, ou seja, uma forma ilusória de se sentir bem consigo mesma. Aqui apresentamos alguns sinais de que você pode ter uma falsa autoestima:
Dependência excessiva da opinião dos outros
A busca de validação externa sempre indica que estamos com problemas com a autoestima, pois colocamos no outro a responsabilidade sobre como nos sentimos. Ou seja, se o outro aponta algo negativa, automaticamente temos problemas com a visão sobre nós mesmas.
Padrões inatingíveis de perfeição
Uma pessoa que exige demasiado de si mesmo, com base em padrões irreais, também pode sofrer com autoestima falsa. Ela pode pensar que faz isso porque é a melhor, mas na verdade está desejando a perfeição em busca de validação.
Dependência do trabalho para se afirmar
Outro sinal de falsa autoestima é quando a pessoa se sente poderosa somente pelo cargo que tem ou pela empresa que trabalha. Você pode ser orgulhosa das suas conquistas, mas não pode basear completamente o que é por conta do trabalho.
A verdadeira autoestima
Nathaniel ensina que uma boa autoestima requer autoconhecimento. Além disso, exige aceitação de si mesmo e a disposição de enfrentar desafios. Para o autor, o desenvolvimento de uma autoestima verdadeira é um processo contínuo e que exige habilidades emocionais e a autorresponsabilidade.
+ AUTOESTIMA
ANÚNCIO
Autoestima: os sinais que indicam que você não se aceita
Autoestima: hábitos que te ajudarão a se sentir uma mulher independente
Será que as redes sociais estão afetando sua autoestima?
A técnica do espelho para melhorar sua autoestima
Desperte sua confiança: descubra 3 características de mulheres com autoestima elevada
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas