Comportamento e Relacionamento

Autoestima: é assim que você deve agir para impor limites

Impor limite é um dos pilares de uma boa autoestima, mas nem sempre sabemos como fazer corretamente

Autoestima

Limite. É uma das palavras que temos que encarar quando decidimos desenvolver nossa autoestima. Acontece que os limites saudáveis são fundamentais para colocar barreiras que não podem ser ultrapassadas pelo outro.

Ou seja, é um fato essencial para que possamos nos valorizar e melhorar nossa saúde mental. Só que isso pode ser uma tarefa complicada para quem passou a vida toda dizendo sim para o outro e negligenciando suas necessidades pessoais.

Apesar de ser difícil, temos que ter em mente que não é impossível. A psicóloga Leah Aguirre explica, em seu artigo publicado na revista Psychology Today, algumas dicas bem interessantes.

Recomendados

Seja direta

A profissional explica que pode ser muito mais fácil estabelecer limites quando somos diretas. “Para que um limite seja efetivamente comunicado, você precisa ser direto e específico. Isso significa que você precisa declarar claramente suas expectativas e os limites que está implementando”, ensina.

Explique o motivo, mas não vá longo demais

Leah enfatiza que podemos explicar o motivo pelo qual impomos um limite, mas não devemos exagerar na explicação. “Quando você tenta explicar demais um limite, muitas vezes isso pode abrir as coisas para um debate ou uma conversa mais ampla, o que às vezes pode resultar em mais conflitos. Seu limite é o seu limite e você não precisa que a outra pessoa assine ou dê sua opinião”, comenta.

Reforce seus limites

“Definir ou estabelecer um limite é uma coisa, reforçá-lo é outra. Quando você definir um limite, prepare-se para reforçá-lo e siga com a consequência declarada (se necessário)”, enfatiza.

Lembre-se do motivo do seu limite

Quando não temos a compressão de outra pessoa sobre o limite que impomos, isso pode nos fazer questionar se estamos realmente corretas em nossa atitude. “Ao voltar ao seu porquê ou intenção, você se sentirá mais confiante e fundamentado em sua decisão de estabelecer o limite. Tente usar declarações positivas de diálogo interno, como: ´Estou estabelecendo um limite porque é bom para minha saúde mental´”, finaliza.

+ AUTOESTIMA

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM