Comportamento e Relacionamento

Autoestima: desconstruindo 3 mitos prejudiciais que talvez você ainda acredite

Quando o assunto é autoestima, podemos acabar caindo em diversos mitos prejudiciais. Aqui apresentamos 3 que devemos descontruir

Autoestima

A autoestima é um tema ainda repleto de mitos que podem ser prejudiciais e nos impedir de desenvolvê-la de forma adequada. Por isso, quem está no processo de autoconhecimento e de desenvolver a autoestima, precisa saber o que é verdade ou não sobre o tema. Aqui apresentamos cinco mitos que devem ser imediatamente desconstruídos.

Mito 1. As pessoas nascem com autoestima

Boa parte das pessoas acreditam que a autoestima é como um dom. Contudo, isso é falso. A autoestima é um processo de autoamor e valorização que podemos desenvolver em qualquer idade.

“A autoestima é aprendida por meio de uma série de interações com o ambiente e outras pessoas ao longo do tempo e por meio de suas reações a essas experiências. Comece vendo seus contratempos como oportunidades de crescimento e novo aprendizado em vez de declarações definitivas sobre seu valor como humano”, ensina Jill P. Weber, psicóloga PHD.

Recomendados

Mito 2. Tirar um tempo de tudo é bom para melhorar a autoestima

Muitas pessoas dizem que vão tirar um tempo da vida e dos relacionamentos para se encontrar e melhorar a autoestima. Jill P. Weber explica que isso é falso.

“A realidade é que você não pode se banir para uma ilha fantasma de autoestima e esperar voltar melhor. A autoestima é um processo que evolui com o tempo. Precisa de interação com os outros e com o mundo”, explica.

Mito 3. Investir em comprar coisas novas ou ter novos relacionamentos

“É tentador terceirizar um senso de identidade para bens materiais ou novos parceiros românticos. A realidade é que cada vez que você tenta comprar autoestima ou se distrair com relacionamentos românticos que carecem de verdadeira intimidade emocional, você está se afastando da única pessoa que pode fazer você se sentir completo - você mesmo”, explica a profissional.

+ AUTOESTIMA

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM