Comportamento e Relacionamento

Hábitos saudáveis: psicólogo compartilha 6 segredos para ter atitudes mais positivas

É possível ter uma vida cheia de hábitos saudáveis

Livro e banho de banheira
Hábitos saudáveis: psicólogo fala sobre o tema (Taryn Elliott/Pexels)

Como adotar hábitos saudáveis? “O primeiro passo é aprender a ciência da formação de hábitos”, orienta (em inglês) o psicólogo Arash Emamzadeh. Por exemplo: os comportamentos dependem podem ser criados com a ajuda de reforços.

ANÚNCIO

Hmmm… Não entendeu bem? Então continue lendo, porque o especialista revela seis passos para começar a desenvolver hábitos positivos — como melhorar a dieta, praticar exercícios e acordar mais cedo.

1. Os hábitos saudáveis dependem de objetivos

Para formar hábitos saudáveis, o primeiro passo é estabelecer metas. À medida que você persegue objetivos estabelecidos, os seus comportamentos se tornam melhores e mais coerentes.

2. Os hábitos são definidos pelo contexto

“Para formar hábitos saudáveis, seja o mais consistente possível: tente realizar o comportamento desejado no mesmo contexto, no mesmo humor, com os mesmos indivíduos, ao mesmo tempo etc.”, aconselha Emamzadeh.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Psicoterapeuta revela 2 motivos pelos quais você nunca se sente feliz de verdade

· · ·

ANÚNCIO

3. Os hábitos saudáveis devem ser repetidos

Para continuar praticando o hábito regularmente, é necessário usar técnicas eficazes de resolução de problemas. Em outras palavras: planeje-se contra os imprevistos do dia a dia.

4. Os hábitos são moldáveis

“Você pode quebrar a automaticidade de comportamentos negativos — incluindo pensamentos automáticos, como ‘sou inútil’ e ‘isso nunca vai funcionar’”, garante o psicólogo.

5. Os hábitos saudáveis devem ser reforçados

Use o reforço contínuo para criar uma forte. A ideia é criar uma ligação entre o comportamento e o reforço. Por exemplo: depois de realizar uma tarefa, permita-se uma recompensa.

6. A mudança de hábitos leva tempo

Seja paciente e concentre-se em formar apenas um novo hábito de cada vez. “Você não desenvolveu maus hábitos da noite para o dia, portanto, não espere poder mudá-los e substituí-los por comportamentos saudáveis em pouco tempo”, lembra Arash Emamzadeh.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias