Saúde e Bem-estar

Cada hora de insônia aumenta em até 15% as chances de ganhar peso, garantem médicos

O sono é fundamental para a manutenção do peso corporal

Mulher dormindo

Uma boa noite de descanso é importante não só para acordar mais disposto no dia seguinte. “Sabemos que o sono é necessário para manter as funções críticas do corpo, restaurar energia, reparar o tecido muscular e permitir que o cérebro processe novas informações”, lista (em inglês) o site especializado em saúde Heathline.

Isso significa que, do outro lado da moeda, estão os efeitos colaterais. A mesma fonte indica que a privação do sono aumenta o risco de problemas de saúde graves, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. “Também pode afetar o sistema imunológico, reduzindo a capacidade do corpo de combater infecções e doenças”, acrescenta.

· · ·

Recomendados

Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por:Estes são os 7 hábitos que ajudarão você a dormir melhor, segundo neurologista

· · ·

A relação entre o sono e o peso corporal

Especialistas afirmam que a má qualidade do sono está associada à obesidade. “Enquanto dormimos, o nosso corpo secreta hormônios que influenciam na manutenção do peso corporal, como a insulina e o hormônio tireoidiano”, conta (em espanhol) ao portal Meganoticias a neurologista Evelyn Benavides. “Quando a produção desses hormônios é alterada, favorece o ganho de peso.”

Já a nutricionista Erika Cruzat afirma que o risco de obesidade aumenta em até 15% para cada hora a menos de sono em comparação com quem dorme entre 7 e 8 horas: “isso acontece devido às mudanças no ciclo circadiano, às alterações metabólicas que ocorrem no nosso corpo quando dormimos menos horas e a outras causas que ainda estão sendo estudadas”.

O problema se repete nas pessoas que não têm sono de boa qualidade. Ainda de acordo com os profissionais, a melhor maneira de lidar com o problema é através da higiene do sono.

· · ·

Aviso

Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM