Comportamento e Relacionamento

4 dicas de uma psicóloga para evitar comportamentos só para agradar as outras pessoas

Especialista revela segredos para abandonar hábito

SHVETS production/Pexels

Quem nunca, uma vez ou outra, disse “sim” para coisas que não queria fazer só para agradar os outros? A psicóloga Jennifer Guttman revela o segredo para abandonar esse hábito que compromete muitas vezes o próprio bem-estar: “acreditar de verdade que as pessoas querem estar com você pela sua pessoa, e não pelas coisas que você oferece melhora a autoconfiança e cria uma satisfação mais constante na vida”.

No portal Psychology Today (em inglês), Jennifer listou algumas estratégias para quem deseja parar de fazer coisas só para agradar as outras pessoas e melhorar os seus relacionamentos, tanto intra quanto interpessoais. Fique atento às recomendações da especialista.

· · ·

Recomendados

Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por:Os 3 hábitos das pessoas autênticas de verdade, segundo terapeuta

· · ·

Dica 1: não meta a colher. Jennifer Guttman não indica oferecer conselhos nem soluções para problemas, a menos que seja solicitado. Apesar da boa intenção, evite se envolver, porque, ao ser ignorado, você pode terminar frustrado ou ressentido. Dica 2: não diga “sim” quando quiser dizer “não”. Segundo a psicóloga, ao topar coisas sem vontade, você cria uma tensão interna que ignora o seu autorespeito e pode criar problemas no relacionamento.

Dica 3: “evite pensar demais […] e exercite a paciência para ver se algo está errado”, aconselhou Jennifer Guttman. “Seja tolerante em relação ao medo da frustração para evitar suposições erradas.” Dica 4: pare de se sentir responsável pela felicidade dos outros. De acordo com a especialista, cada pessoa precisa ser capaz e responsável, como indivíduo, pelo seu próprio contentamento.

· · ·

Aviso

Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM