Saúde e Bem-estar

Anemia: 30 alimentos ricos em ferro para ajudar a tratar o problema de saúde

Uma lista completinha de comidas que ajudam a tratar a anemia

Sangue

Como o nome indica, a anemia por deficiência de ferro acontece devido à insuficiência do nutriente no organismo. “Sem ferro suficiente, o seu corpo não pode produzir uma substância suficiente nos glóbulos vermelhos que lhes permita transportar oxigênio”, explica (em inglês) a Clínica Mayo. “Como resultado, a anemia por deficiência de ferro pode deixá-lo cansado e com falta de ar.”

Por sorte, um médico pode diagnosticar a anemia através de um exame de sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS, link em inglês) classifica como anemia leve se o nível de hemoglobina é menos de 119 gramas/litro para mulheres adultas e menos de 129 gramas/litro para homens adultos. Quanto aos sintomas, eles podem incluir: fadiga, tontura, palidez, queda de cabelo e unhas quebradiças.

· · ·

Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por:Prisão de ventre: 19 alimentos que farão você ir ao banheiro com mais frequência

· · ·

Estes são os alimentos ricos em ferro

Antes de mudar a sua dieta ou tomar suplementos, você deve consultar um médico, pois a deficiência de ferro não é a única explicação para a anemia. O problema de saúde também pode ser causado por hemorragias, por exemplo.

Se um profissional recomendou aumentar o consumo de ferro através da alimentação, o portal médico WebMD recomenda (em inglês) os seguintes ingredientes: ameixa seca; amêndoa; amendoim; arroz integral; atum; brócolis; carne cozida; castanha-de-caju; damasco seco; ervilha; espinafre cru; feijão cozido; fígado de vaca; frango; e gergelim.

A lista também inclui gérmen de trigo; grão-de-bico; mexilhões; nozes; ostras; peru cozido; pêssego seco; pistache; presunto; salmão; sardinha enlatada; semente de abóbora; semente de girassol; tofu; e uva-passa.

· · ·

Aviso

Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM