Saúde e Bem-estar

Deficiência de vitaminas: 7 sinais de que você sofre com esse problema

Os sintomas vão de unhas e cabelos fracos até manchas na pele e perda dos dentes!

Mulher preparando um sanduíche na cozinha; ela corta os ingredientes numa tábua

Não há mistério: dietas balanceadas e com a presença de todos os grupos alimentares ajudam a manter a boa saúde. Caso contrário, o corpo pode sofrer com deficiência de vitaminas.

O portal Meganoticias (em espanhol) listou e explicou alguns dos principais sintomas ligados a esse problema. Confira:

Unhas e cabelos fracos

A vitamina B7 converte os alimentos em energia. É difícil ter uma deficiência dela, mas, quando isso acontece, a fraqueza das unhas e dos cabelos é o sinal mais evidente. Em outros casos, pode causar fadiga crônica, cãibras, dores musculares e formigamento nas mãos e nos pés.

Feridas nos cantos da boca

As feridas nos cantos da boca podem ser causadas por deficiências de ferro ou de diferentes vitaminas do complexo B.

Sangue nas gengivas

A vitamina C é um antioxidante que atua na cicatrização de feridas. Portanto, a sua deficiência pode causar sangramento nas gengivas e até mesmo perda de dentes. Também pode levar à letargia, fadiga muscular, ossos fracos e sistema imunológico deprimido.

⋅ ⋅ ⋅

Leia também

⋅ ⋅ ⋅

Caspa e manchas na pele

Essa condição é comum e seria causada, principalmente, por uma dieta deficiente em zinco e vitaminas B2, B2 e B6.

Queda de cabelo

As vitaminas B3 e B7 — além do zinco, ferro e ácido linoléico — são alguns dos nutrientes que estariam associados a tal problema.

Saliências brancas ou vermelhas na pele

Pessoas com baixo teor de vitamina A e C podem sofrer de ceratose pilar, uma condição que produz manchas de pele que parecem secas, mas com inchaços brancos ou vermelhos.

Síndrome das pernas inquietas

Essa síndrome afeta os nervos e causa desconforto nas pernas, assim como a necessidade incontrolável de movê-las.  Embora as causas não sejam conhecidas, o diagnóstico estaria relacionado à deficiência de ferro.

⋅ ⋅ ⋅

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho dos nossos redatores, e o seu apoio ajuda a manter este site gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM