Saúde e Bem-estar

Deficiência de vitaminas: 7 sinais de que você sofre com esse problema

Os sintomas vão de unhas e cabelos fracos até manchas na pele e perda dos dentes!

Mulher preparando um sanduíche na cozinha; ela corta os ingredientes numa tábua
Equilíbrio é tudo: uma dieta variada e balanceada ajuda a manter a saúde em bom estado (Amina Filkins/Pexels)

Não há mistério: dietas balanceadas e com a presença de todos os grupos alimentares ajudam a manter a boa saúde. Caso contrário, o corpo pode sofrer com deficiência de vitaminas.

ANÚNCIO

O portal Meganoticias (em espanhol) listou e explicou alguns dos principais sintomas ligados a esse problema. Confira:

Unhas e cabelos fracos

A vitamina B7 converte os alimentos em energia. É difícil ter uma deficiência dela, mas, quando isso acontece, a fraqueza das unhas e dos cabelos é o sinal mais evidente. Em outros casos, pode causar fadiga crônica, cãibras, dores musculares e formigamento nas mãos e nos pés.

Recomendados

Feridas nos cantos da boca

As feridas nos cantos da boca podem ser causadas por deficiências de ferro ou de diferentes vitaminas do complexo B.

Sangue nas gengivas

A vitamina C é um antioxidante que atua na cicatrização de feridas. Portanto, a sua deficiência pode causar sangramento nas gengivas e até mesmo perda de dentes. Também pode levar à letargia, fadiga muscular, ossos fracos e sistema imunológico deprimido.

⋅ ⋅ ⋅

Leia também

⋅ ⋅ ⋅

Caspa e manchas na pele

Essa condição é comum e seria causada, principalmente, por uma dieta deficiente em zinco e vitaminas B2, B2 e B6.

Queda de cabelo

As vitaminas B3 e B7 — além do zinco, ferro e ácido linoléico — são alguns dos nutrientes que estariam associados a tal problema.

Saliências brancas ou vermelhas na pele

Pessoas com baixo teor de vitamina A e C podem sofrer de ceratose pilar, uma condição que produz manchas de pele que parecem secas, mas com inchaços brancos ou vermelhos.

Síndrome das pernas inquietas

Essa síndrome afeta os nervos e causa desconforto nas pernas, assim como a necessidade incontrolável de movê-las.  Embora as causas não sejam conhecidas, o diagnóstico estaria relacionado à deficiência de ferro.

⋅ ⋅ ⋅

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho dos nossos redatores, e o seu apoio ajuda a manter este site gratuito.

Tags

Últimas Notícias