Beleza

A verdade por trás dos perfumes que prometem sensações de felicidade

A influenciadora Addison Rae recentemente lançou uma linha de perfumes, onde conta que os ingredientes prometem aumentar seu humor. Não sendo a única a pensar que os consumidores buscam mais do que um aroma, diversas marcas já trouxeram essa narrativa para seus produtos, com uns até dizendo que ajudam a livrar os sintomas de depressão (oi?)

Os produtos de bem-estar não são novidades, e a aceleração por itens que promovem coisas boas só aumentou durante a pandemia, pois buscamos acima de tudo, o bem-estar. Desenvolvedores de fragrâncias como a IFF se aprofundaram na Aromacologia, um estudo de aromas no comportamento e emoção humanos, muito similar a aromaterapia que utiliza somente óleos essenciais naturais e terapêuticos.

A IFF até chegou a lançar o programa Science of Wellness - ciência do bem-estar - ajudando a trazer aromas que promovem o relaxamento ou aumentam energia, trazendo inúmeras possibilidades para os perfumistas.

Acontece que, isso não tem um lado científico comprovado, sendo até muitas vezes comparado com um efeito placebo, onde nós passamos a acreditar em coisas que não são necessariamente reais.

Existe muito dinheiro rodando para que as pessoas possam controlar o que as outras sentem através dos aromas. “Essas coisas são agradáveis, e parece que estamos cuidando bem de nós mesmos”, conta Dr. Stein. “E não há nada de errado com isso. Acho que as empresas estão cientes, porém, de que há muito dinheiro a ser ganho por estar ciente dos desejos das pessoas de ter controle sobre seus cuidados e se sentir melhor imediatamente.”

Os perfumes sempre venderam uma fantasia, ainda mais quando se trata de se sentir melhor do que realmente está, junto com o consumismo que entrega uma injeção de bem-estar instantânea. Vale ficar de olho nas promessas exageradas das marcas, hein?

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

Pele sensível x pele sensibilizada: qual a diferença?

Evite problemas de pele: esta é a frequência com que você deve lavar seus pincéis de maquiagem

3 tendências úteis de beleza que já viralizaram no TikTok em 2022

Óculos de sol diferentões para apostar

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM