Beleza

Pele sensível x pele sensibilizada: qual a diferença?

Saiba como identificar e cuidar da sua

A rotina de skincare em casa nos tornou nossos próprios dermatologistas e esteticistas, não é mesmo? Ainda mais quando juntamos com as dicas de DIY para resolver problemas sem consultar um profissional. Acaba que, isso pode criar problemas maiores com a pele, já que não sabemos realmente o que estamos fazendo.

E isso acaba deixando a pele muito mais sensível, trazendo coceira, ardor ou ressecamento que podem ser auto-percebidos e nos faz acreditar que temos uma pele sensível, quando na verdade é uma pele sensibilizada.

“A pele sensível é uma pele naturalmente reativa”, explica a esteticista e fundadora da marca de cuidados com a pele Kate Somerville. “Se sua pele inflamar por causa de certos alimentos, pólen e ingredientes, é provável que seja sensível”.

Recomendados

Já a pele sensibilizada, é uma pele que sofreu danos por conta da superestimulação como lasers, peelings e ácidos retinois. “Por exemplo, quando as pessoas usam certos produtos na pele que não conseguem tolerar, eles ficam secos ou adstringentes ou começam a arder na pele”, explica Justine Hextall, dermatologista consultora da La Roche-Posay.

Se sua pele fica tensa ou com algum problema durante o dia, é preciso buscar um tratamento mais adequado para cuidar de fato dessa questão. Ingredientes como ácidos e retinol removem a pele morta e aumentam a renovação, mas precisamos ficar ligados na barreira natural da pele fazendo escolhas de forma sensata e sem pressa.

Por exemplo, se você usa retinol todos os dias, não precisa de um esfoliante forte por cima, nem de outras fórmulas potentes que enfraquecem essa barreira, você precisa na verdade reconstrui-la. Para que sua pele não fique tão prejudicada, você pode misturar os ativos em hidratantes, buscando trazer menos agentes agressivos para a sua pele. É preciso acalmar a pele e ter um cuidado específico para que ela fique renovada de dentro para fora.

Equilíbrio é a chave do sucesso, e precisamos saber o que realmente estamos colocando na nossa pele para de fato entender o que nos faz mal ou não.

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

Esfoliação com lâmina: o procedimento polêmico de beleza que vem dando o que falar

Cabelo honey piece: como fazer as mechas do momento sem danificar seus fios

3 receitas caseiras (e eficazes) para clarear manchas na pele

Segundo Hailey Bieber, a tendência de beleza de 2022 é a pele de donut envernizada

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM