Notícias

Virgindade é um mito! A ciência sabe disso há mais de 100 anos e por este motivo você não

Saber que a virgindade é um mito pode parecer algo novo para muitas pessoas, mas a ciência já constatou isso há mais de 100 anos!

“Segure esta flor em suas mãos. Agora aperte ela. Abra sua mão e tente fazer com que ela volte ao normal. Viu, há decisões que não podemos mudar”.

É mais ou menos assim que a avó da protagonista da série “Jane the Virgin” tenta ensinar a menina sobre a responsabilidade de ter relação sexual pela primeira vez.

Apesar de parecer somete uma história fictícia, a ideia da virgindade como algo sagrado passa em nossa sociedade de geração por geração. Contudo, há mais de 100 anos, pesquisas médicas constataram que a virgindade é um mito.

Recomendados

Em uma palestra TED em Oslo, na Noruega, em 2017, as médicas e escritoras Ellen Støkken Dahl e Nina Dølvik Brochmann exemplificaram como funciona o hímen utilizando um bambolê.

Com o exemplo, elas mostram que forma didática que não há como um hímen se romper durante a relação sexual. “O hímen parece-se mais com um elástico para prender o cabelo [como os da imagem mais abaixo] ou uma goma elástica”, explica Brochmann no vídeo da palestra TED.

Elas explicam que ele é como uma membrana elástica que acomoda o pênis sem sofrer qualquer dano.

“O hímen é geralmente composto de pedacinhos de carne - chamados de carúnculas himenais - com grandes diferenças entre uma mulher e outra. Podem ser dois ou três pedaços maiores, ou quatro a cinco pedaços menores, como pequenas linguetas ou pétalas, da mesma cor da mucosa da vagina”, explica Marta Torrón, fisioterapeuta do assoalho pélvico e especialista em fisiossexologia, a BBC.

A especialista também explica que “o hímen não é uma membrana fechada que é rompida e desaparece (após a penetração). Em 99% dos casos, o hímen está aberto e este é o normal”, segundo a fisioterapeuta espanhola.

Sangramento na primeira relação sexual, por que acontece?

Mas se o hímen não é rompido, por que algumas mulheres apresentam sangramento? Esta é uma dúvida comum para quem acaba de descobrir que a virgindade é um mito.

Bom, a especialista explica que “a grande maioria das mulheres não sangra nessa situação e muitas se sentem culpadas ou anormais. Elas se perguntam ‘por que não sangrei?’ Eu responderia: ‘ora, porque o seu corpo é normal, você o conhece e compreendeu quando ter relações’”, comenta Torrón.

“Sem saber como funciona o seu corpo, a relação sexual vaginal pode lesionar a mucosa [a pele interna da vagina] que, por isso, sangra - mas não porque o hímen foi rompido”, esclarece a especialista.

Mas por que o mito da virgindade foi criado?

“Na cultura popular atual, existem muitos exemplos do mito do hímen - na televisão e em livros. Ainda se acredita que a maioria das mulheres sangra na primeira relação sexual e que é possível observar uma diferença entre as mulheres que são virgens e as que não são”, declarou Dahl à BBC News Mundo (o serviço em espanhol da BBC).

“É muito prático acreditar que a natureza nos forneceu uma espécie de teste de virgindade no corpo feminino, se a sua intenção for controlar a sexualidade das mulheres”, acrescenta ela.

NOTÍCIAS

Projeto de Lei prevê prisão para quem retirar camisinha sem consentimento

Espanha pode se tornar o primeiro país na Europa a oferecer licença menstrual

Motrando os pelos nas axilas, filha de Madonna posa de lingerie e dá aula de amor próprio

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM