Notícias

Caso Shantal: vídeo traz novas revelações sobre acusação de violência obstétrica

Em entrevista ao Fantástico deste último domingo, dia 9, a influenciadora fala sobre o momento do parto com o médico Renato Kalil

Shantal e Mateus Verdelho em entrevista ao Fantástico (Foto: Reprodução)

As denúncias de violência obstétrica contra o médico Renato Kalil, surgiram no final do ano passado, quando conversas e áudios de Shantal Verdelho foram vazadas de um grupo de mensagens. Na conversa a influenciadora relatava o momento do parto de sua filha Domênica, em setembro de 2021. Segundo Shantal, o médico a teria xingado e falado palavrões durante o procedimento, além de ter sugerido o uso de medicamento abortivo para acelerar o processo do parto.

ANÚNCIO

Agora, um vídeo exibido durante entrevista ao Fantástico deste último domingo, 9, traz novas revelações sobre o caso. Durante o trabalho de parto, é possível ver o médico insistindo para que fosse feita a episiotomia, corte na região entre a vagina e o ânus, que tem como objetivo facilitar a passagem do bebê, o procedimento, no entanto, não é recomendado pela OMS e pelo Ministério da Saúde e só pode ser feito com autorização expressa da gestante. “Ele tentava convencer o Mateus a fazer a episiotomia, como se eu não estivesse no local”, conta Shantal.

Segundo relato de Shantal na entrevista, o médico teria forçado a sua vagina na tentativa de “rasgar” a região. “Não havia a menor necessidade de ele tentar me rasgar com as mãos e isso é feito várias vezes. Ele basicamente passa o parto inteiro fazendo esse movimento com a minha vagina tentando abrir ela”, comenta a influenciadora.

Recomendados

Outros pontos destacados na entrevista foi a insistência do médico para que Shantal fizesse uso de medicamento para acelerar o trabalho de parto, o misoprostal e a manobra de Kristeller, uma técnica realizada com o objetivo de também acelerar o trabalho de parto e em que é realizada pressão sobre o útero da mulher, diminuindo o período expulsivo. A manobra também é desaconselhada por órgãos de saúde.

Investigações

Um inquérito policial já foi instaurado para investigar as acusações e o caso deve seguir para o Ministério Público após a conclusão. O Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o CREMESP, também investiga o caso. A acusação de Shantal foi seguida de outros relatos e denúncias de ex-pacientes e funcionários do médico. Além da violência obstétrica, Kalil é acusado também de abuso sexual e moral.

O outro lado

O médico Renato Kalil, por meio de sua assessoria e advogados, nega as acusações e diz que o vídeo e foi editado e está fora de contexto. Ele diz ainda que aguarda a conclusão das investigações para se pronunciar e que lamenta que um caso médico seja discutido por meio da mídia.

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

Caso da influenciadora Shantal Verdelho expõe um problema sério para as mulheres

Episiotomia: entenda a prática que pode ferir direitos das mulheres na hora do parto

Shantal Verdelho faz exame de corpo de delito para identificar lesões

Renato Kalil teria insistido para que Shantal Verdelho fizesse uso de remédio abortivo

Novas denúncias: ex-funcionária acusa Renato Kalil de assédio moral e sexual

Em vídeo, Shantal Verdelho rebate críticas após denunciar médico

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias