Saúde e Bem-estar

Viver muuuito: estes são os alimentos essenciais na dieta das pessoas mais saudáveis

Especialista lista o que não pode faltar no prato das populações mais longevas do mundo

Mart Production/Pexels

Dan Buettner é um pesquisador da National Geographic que observou o estilo de vida das pessoas nas chamadas “zonas azuis”, áreas que concentram as populações mais saudáveis.

No total, ele listou (em inglês) cinco áreas: Ikaria, na Grécia; Sardenha, na Itália; Okinawa, no Japão; Nicoya, na Costa Rica; e Loma Linda, nos Estados Unidos.

De acordo com Buettner, dos alimentos recomendados para a longevidade, metade pertence à família das leguminosas:

  • amendoim
  • feijão preto
  • grão-de-bico
  • lentilha
  • soja

⋅ ⋅ ⋅

Leia também

Esta bebida popular diminui o excesso de açúcar no sangue

Os 4 melhores chás para dormir: nós te contamos quais são

A ciência provou: comer chocolate 3 vezes ao dia ajuda a ser mais feliz

⋅ ⋅ ⋅

Ao analisar as dietas na Itália, Costa Rica e Estados Unidos, Buettner concluiu que a fava é um dos alimentos mais importantes para quem quer viver por muito tempo.

Os habitantes da Sardenha, por exemplo, combinam o legume com tomate e grão-de-bico, enquanto os californianos preferem misturá-lo com salmão e abacate.

O estudo foi realizado em pessoas com mais de 70 anos e mostrou que as pessoas reduzem o risco de morte em 8% a cada duas colheres (sopa) de feijão consumidas.

Segundo o portal especializado em curiosidade Sputnik (em espanhol), outras investigações apontam que a casca do feijão preto contém 40 vezes mais antioxidantes do que os demais — um nutriente que reduz o risco de desenvolver câncer, diabetes e complicações cardiovasculares. ◼

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM