Como seres sociais, é claro que desejamos ser amados e aprovados. No entanto, quando essa necessidade se torna algo profundo e não podemos ver nosso próprio valor sem o olhar no outro, é hora de entender que existe algo errado.
ANÚNCIO
É que dependência excessiva dessa aprovação pode afetar a autoestima e fazer nos questionar sobre nosso próprio valor.
Sabemos que muitas pessoas podem passar por isso, principalmente em um momento era de alta exposição com as redes sociais que acabam nos induzindo a isso. Mas é preciso saber lidar com a situação. Aqui apresentamos algumas dicas:
Reconhecendo a origem
Não dá para resolver o problema sem entender as raízes profundas. Devemos analisar nossas experiências passadas ou crenças internalizadas que podem ser as causadoras disso. Ao reconhecer a fonte do nosso desejamos, podemos trabalhar para mudar. Muitas vezes, precisamos de ajuda, como de um tratamento psicológico.
Cultivando a autocompaixão
Outra dica que pode ajudar a lidar com o deseja de aprovação é ter em mente que devemos nos tratar com gentileza e empatia. Devemos aprender a perdoar nossas falhas e reconhecer nossas imperfeições para melhorar nossa confiança.
Reconhecendo o valor do autoconhecimento
Quando temos em mente nosso valor, não temos tanta necessidade de aprovação alheia. Só que isso exige um processo de autoconhecimento. Ele nos permite alinhar nossas ações com nossos valores e interesses genuínos.
Aprendendo a lidar com a crítica construtiva
Quando buscamos aprovação constantemente, acabamos nos tornar excessivamente sensíveis à crítica. Só que receber feedback é parte essencial de uma jornada de crescimento pessoal. Aprender a distinguir entre críticas construtivas e ataques pessoais nos ajudar.
ANÚNCIO
+ AUTOESTIMA
15 frases de autoestima para postar em fotos sozinha
“A Coragem de Ser Imperfeito”: 5 coisas que podemos aprender sobre autoestima com o livro
Cuidado! Estes sinais indicam que as redes sociais estão afetando sua autoestima
Autoconhecimento: dicas práticas para quem deseja começar a jornada
É assim que sua vida pode mudar quando você conquistar autoestima, segundo a ciência
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas