Comportamento e Relacionamento

Você sabe como o autocuidado afeta a autoestima?

Autocuidado e autoestima não são sinônimos, mas um potencializa o outro

autocuidado afeta a autoestima
Freepcik

Apesar de autocuidado e autoestima não serem sinônimos, são dois conceitos e práticos que são essenciais para alimentar um e outro dentro de nós. No entanto, é preciso entender do que cada um se trata.

ANÚNCIO

Autoestima

É a imagem e sentimentos que termos sobre nós mesmos. Ela impacta na maneira como valorizamos e aceitamos nossas características, habilidades, aparência, conquistas. Ou seja, ela impacta diretamente a forma como uma pessoa se vê, se relaciona com os outros e enfrenta os desafios da vida.

Autocuidado

O autocuidado define representa às ações e práticas que escolhemos para nossa vida e que visam cuidar e promover o bem-estar físico, emocional e mental. É um processo contínuo de atenção e cuidado consigo mesmo, com o objetivo de manter um equilíbrio saudável na vida.

Como o autocuidado impacta na autoestima?

Podemos considerar o autocuidado com uma ferramenta para melhorar nossa autoestima. Quando temos atitudes que melhoram nossa saúde física e mental, por exemplo, estamos dizendo para nós mesmos que merecemos estar bem e ser feliz.

A doutora Andrea Feijó explica, em seu Instagram, que uma “rotina de autocuidado afeta positivamente a sua saúde de várias maneiras: prevenção de doenças, redução do estresse, fortalecimento do sistema imunológico e aumento da autoestima”.

Há diversas formas de autocuidado. Por exemplo, cuidado mental e psicológico, cuidado físicos, cuidado emocional, cuidado financeiro. Ou seja, qualquer atitude que nos ajude a encontrar estabilidade para viver uma vida feliz.

+ AUTOESTIMA

ANÚNCIO

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias