Parecida com o cereal, a granola é geralmente feita com óleo, aveia, açúcar e uma mistura de nozes, semente e frutas secas (por isso, existem muitos tipos de granola, já que os ingredientes podem variar). Por isso, é importante ler as informações dos rótulos e ficar de olho no tamanho das porções… afinal de contas, a granola faz bem para a sua saúde?
ANÚNCIO
Quais são os benefícios da granola?
Se você escolher uma granola saudável (por exemplo: com sementes, aveia em flocos e o mínimo de açúcar), os seus benefícios podem incluir:
É rica em ferro e potássio
Frutas secas são boas fontes de vitaminas e minerais. Esses nutrientes mantêm a pressão arterial, apoiam a oxigenação, as funções celulares, as contrações musculares e muito mais.
Fornece muitos carboidratos
Uma porção de granola é uma boa fonte de carboidratos para energizar o cérebro e os músculos antes de se exercitar.
Oferece fibra
Ingredientes como sementes e aveia em flocos são boas fontes de fibra alimentar. Estudos demonstraram que consumir cereais integrais — incluindo a granola — pode melhorar a saúde gastrointestinal.
Promove a saúde do coração
Os ingredientes da granola podem ajudar a diminuir o colesterol devido ao seu teor de fibras. As nozes e as sementes podem aumentar o HDL, o “colesterol bom”.
· · ·
ANÚNCIO
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Manteiga de manga: protege a pele e deixa o cabelo mais saudável”
· · ·
Quais são as “desvantagens” da granola?
Excesso de açúcar
O alto consumo de açúcar aumenta o risco de problemas de saúde como obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Gordura
A granola pode ser feita com óleos e gorduras refinados, que são ricos em ácidos graxos ômega-6. E muitas pessoas já o consomem em excesso…
Rica em calorias
São cerca de 240 calorias por porção de meia xícara. Muito para pouco!
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.