Saúde e Bem-estar

A granola faz bem para você? Conheça os prós e os contras desse alimento

Saiba mais sobre o efeito da granola sobre a sua saúde

Granola

Parecida com o cereal, a granola é geralmente feita com óleo, aveia, açúcar e uma mistura de nozes, semente e frutas secas (por isso, existem muitos tipos de granola, já que os ingredientes podem variar). Por isso, é importante ler as informações dos rótulos e ficar de olho no tamanho das porções… afinal de contas, a granola faz bem para a sua saúde?

Quais são os benefícios da granola?

Se você escolher uma granola saudável (por exemplo: com sementes, aveia em flocos e o mínimo de açúcar), os seus benefícios podem incluir:

É rica em ferro e potássio

Frutas secas são boas fontes de vitaminas e minerais. Esses nutrientes mantêm a pressão arterial, apoiam a oxigenação, as funções celulares, as contrações musculares e muito mais.

Recomendados

Fornece muitos carboidratos

Uma porção de granola é uma boa fonte de carboidratos para energizar o cérebro e os músculos antes de se exercitar.

Oferece fibra

Ingredientes como sementes e aveia em flocos são boas fontes de fibra alimentar. Estudos demonstraram que consumir cereais integrais — incluindo a granola — pode melhorar a saúde gastrointestinal.

Promove a saúde do coração

Os ingredientes da granola podem ajudar a diminuir o colesterol devido ao seu teor de fibras. As nozes e as sementes podem aumentar o HDL, o “colesterol bom”.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Manteiga de manga: protege a pele e deixa o cabelo mais saudável

· · ·

Quais são as “desvantagens” da granola?

Excesso de açúcar

O alto consumo de açúcar aumenta o risco de problemas de saúde como obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Gordura

A granola pode ser feita com óleos e gorduras refinados, que são ricos em ácidos graxos ômega-6. E muitas pessoas já o consomem em excesso…

Rica em calorias

São cerca de 240 calorias por porção de meia xícara. Muito para pouco!

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM