Os alimentos processados são aqueles que foram cozidos, congelados, pasteurizados, embalados ou enlatados. Na verdade, alguns deles fazem parte de uma dieta saudável, incluindo frutas congeladas, vegetais enlatados e laticínios pasteurizados. “No entanto, alguns itens altamente processados são carregados com sal, açúcar, aditivos e conservantes, o que pode prejudicar sua saúde”, alerta (em inglês) o site Healthline.
ANÚNCIO
Portanto, reduzir o consumo de alimentos processados é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a qualidade de vida. Com estratégias simples — e realistas —, fica mais fácil se manter longe desse tipo de comida.
1. Mude os seus hábitos de compras
É mais fácil evitar os alimentos processados quando eles não estão por perto. “Da próxima vez que você for ao supermercado, encha o seu carrinho com ingredientes saudáveis e minimamente processados, como frutas, legumes, grãos integrais e legumes”, aconselha o Healthline. Também vale evitar os corredores com guloseimas para não cair em tentação.
2. Experimente algumas trocas simples
A mesma fonte sugere trocar o cereal matinal açucarado por uma tigela de aveia com frutas frescas; preparar pipoca no fogão, e não no micro-ondas; preferir vinagrete caseiro no lugar dos molhos para saladas; cobrir os pratos com nozes ou sementes em vez de croutons.
· · ·
Se você está curtindo este texto, é provável que também se interesse por: “Bebida detox natural: a receita ‘secreta’ para limpar seu corpo de dentro para fora”
· · ·
ANÚNCIO
3. Mantenha lanches saudáveis por perto
Alguns dos lanches saudáveis populares das dietas saudáveis incluem frutas frescas, nozes e vegetais com homus. “Se você tiver tempo extra, também pode preparar alguns lanches simples com antecedência. Ovos cozidos […] e aveia durante a noite são algumas ótimas guloseimas”, informa o site.
4. Adote essas mudanças no seu ritmo
Não é preciso cortar os alimentos processados de sua dieta de uma vez. “Na verdade, fazer mudanças lentamente costuma ser mais eficaz e sustentável a longo prazo”, garante o Healthline. De fato, um estudo (em inglês) sugere que pequenas mudanças no estilo de vida ajudam a formar hábitos e tornam as ações que pareciam difíceis muito mais fáceis ao longo do tempo.
· · ·
Aviso
Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Siga a NOVA MULHER nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Aproveite e compartilhe os nossos textos. O seu apoio ajuda a manter este site totalmente gratuito.