Saúde e Bem-estar

Dormir antes da meia-noite é melhor para o nosso corpo?

Descubra se a mudança realmente se aplica ou não

Dormir antes da meia-noite é melhor para o nosso corpo? (Reprodução: Pexels)

Muitas pessoas já devem ter te falado que dormir antes da meia-noite é melhor para o seu corpo, não é mesmo? Mas será que isso realmente funciona e nos deixa mais revigorados e restaurados para o dia seguinte?

ANÚNCIO

Dave Gibson, especialista do The Sleep Site, mostra que mesmo depois de inúmeras pesquisas do sono, precisamos ir de acordo com nosso relógio biológico individual para termos o melhor sono possível, seja em qualidade ou em quantidade. A janela ideal para dormir para a maioria dos adultos é entre as 22h e a meia-noite.

Além disso, o especialista observa que em uma pesquisa recente feita pela Universidade de Exeter mostra que quem dorme entre 22h e 23h tem um risco menor de doença cardiovascular, do que aqueles que dormiram mais cedo ou mais tarde, com um aumento de 25% de chances.

Recomendados

Isso acontece porque, quando dormimos fora do nosso relógio biológico, aumentamos a inflamação, os problemas com regulação de glicose e resistência à insulina, e consequentemente aumentam os riscos para doenças cardiovasculares. Nosso corpo e nosso cérebro tendem a se reparar melhor antes da meia-noite, mostrando que quem tem essa prática tende a viver mais.

E quem não consegue dormir antes da meia-noite?

Existem muitas pessoas que acham extremamente difícil ir para a cama todos os dias antes da 1h da manhã, mas isso é comum já que muitos de nós não fomos projetados para dormir esse horário. E isso pode estar ligados aos hábitos fisiológicos trazendo riscos relacionados a problemas como o álcool, tabagismo, alimentação irregular e menor atividade física, que são associados a tipos noturnos.

Só que essas escolhas estão sob nosso controle, então vale pensar nos riscos e se realmente precisamos nos entregar a esses vícios. Além disso, os adolescentes já tendem a dormir por volta desse horário por conta da mudança circadiana que cria um padrão de sono chamado Corujão, além da melatonina que é secretada duas horas mais tarde do que em adultos e crianças.

Vale fazer um teste para ver seu padrão de sono, e não esquecer de tentar manter uma rotina de pelo menos 7 a 8 horas de sono tranquilo todos os dias, para não sofrer graves consequências depois.

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

5 coisas que você deve fazer ao acordar para aproveitar o dia de um jeito muito melhor

Experimente estes 5 (surpreendentes) alimentos para melhorar seu humor

Controla o peso e combate a diabetes: estes são os benefícios do vinagre de maçã

5 celebridades contam como parar de beber mudou suas vidas

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias