Estilo de Vida

Com que idade podemos começar a investir?

Ter um planejamento desde cedo é essencial para um futuro confortável

Nossa vida financeira pode começar mais cedo do que imaginamos, ainda mais quando a questão é investir, pois além de guardar o dinheiro vamos aprendendo com a educação financeira o melhor jeito de investir, qual o nosso perfil de investimento e o que fará sentido para o nosso objetivo.

Mas, como começamos a investir? Hoje em dia, só é necessário ter um CPF e uma conta bancária em uma corretora de valores, podendo ser aberta desde os 16 anos. Quem é menor de idade precisa de um representante legal, que podem ser os pais, caso não sejam emancipados.

Para começarmos o investimento, precisamos de apenas 1 real, dependendo da ação e do tipo de investimento que vamos fazer, e nem precisa sair de casa. Antes de tudo, é necessário priorizar uma reserva financeira para que, em meio a imprevistos, fiquemos seguros por um tempo. Então assim, podemos começar a separar um dinheiro para os investimentos.

Recomendados

Quais os tipos de investimento?

- Tesouro Selic: Investimento conservador que faz parte do Tesouro Nacional, onde só é possível ser retirado em dia útil. Na prática, você empresta dinheiro para o governo e em troca, ele te devolve com juros.

- CDB com liquidez diária: uma das opções mais comuns encontradas em bancos, na prática também estamos emprestando dinheiro para o banco, e esse valor é devolvido em juros. Podendo ser investido diretamente pelo banco ou por uma corretora de valores, caso o banco quebre seu dinheiro está protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito, que cobre até 250 mil reais em caso de falência do órgão bancário. Não faça um CDB de liquidez diária que a rentabilidade seja menor do que 100% do CDI, viu?

- Contas de rendimento: Uma alternativa recente, é só abrir uma conta pelo celular, passar o dinheiro para lá e nesse momento o dinheiro já começa a render. É prático e você pode retirar o valor quando quiser, mas não tem a mesma proteção do Fundo Garantidor de Crédito, e a maioria rende 100% do CDI.

- Poupança: um dos investimentos mais conhecidos, é a que menos rende. Mas, conta com proteção do Fundo Garantidor Investidor, podendo ser uma alternativa para quem quer algo mais seguro.

Pronta para começar a investir?

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

A dificuldade para guardar dinheiro pode ser respondida pela ciência

Você tem dificuldade para falar sobre dinheiro? Veja algumas dicas aqui

As marcas de luxo que estão no multiverso

Três filmes que te ajudam a entender mais sobre dinheiro

⋅ ⋅ ⋅

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM