Saúde e Bem-estar

Como lidar com a epidemia do burnout?

Confira algumas dicas para lidar com esse momento difícil

Chegamos aos dois anos de pandemia da Covid-19 e as variantes não param de surgir. Com isso, muitas pessoas passaram a ter crises de burnout em um nível exponencial, já que estamos esgotados de ficar esgotados, seja no trabalho, na casa ou em qualquer âmbito da vida, já que os lados pessoal e profissional acabam se confundindo cada vez mais.

A American Psychological Association mostra em o burnout está em alta em todas as profissões, com 79% dos entrevistados comentando o estresse relacionado ao trabalho, e com pelo menos 3 de cada 5 trabalhadores relatando os impactos do stress na profissão, seja a falta de interesse, energia ou motivação, junto com o cansaço e esgotamento emocional.

Quais os sintomas do burnout?

Recomendados

Entre os sintomas do burnout estão a exaustão profunda que não se cura com um repouso, trazendo um efeito cascata acompanhado de uma avaliação negativa sobre nossas realizações, habilidades, valores e do nosso trabalho, junto com o ressentimento em relação às pessoas que trabalham com a gente. Fora isso, o esgotamento e a incapacidade de concentração, podendo chegar a um colapso nervoso.

Como lidar com o burnout?

1. Autocuidado é prioridade

Arranje um tempo para si mesma e para realizar algo que cuide de você, pois é uma parte essencial de prevenção e tratamento do burnout, entregando mais energia para você mesma. Prefira algo longe das telas como uma caminhada, um contato com a natureza, leitura, cozinha ou prática de esportes.

2. Busque o equilíbrio

Traga outras atividades que te deixe fora das telas, seja a noite ou no fim de semana, que tragam o equilíbrio. Por exemplo: se ficamos conversando o dia todo em reuniões, um momento de paz e silêncio é muito bem-vindo. Conhecer lugares e coisas novas também é uma ótima alternativa.

3. Traga pausas dentro da rotina

Mesmo durante o trabalho e em meio a milhões de reuniões, vale fazer pequenas pausas de cinco ou dez minutos para manter a saúde mental, seja só para dar uma volta no quarteirão. Além disso, não esqueça de valorizar o horário de almoço e nunca fazer isso em frente ao computador ou em reunião.

4. Procure ajuda

Por mais que possamos tentar algumas coisas para lidar com o burnout, nada como uma ajuda profissional para dizer de fato o que precisamos e como podemos sair desse problema, não é mesmo? Por isso, se necessário busque ajuda profissional, seja uma terapia ou um psiquiatra.

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

Esses famosos falam abertamente sobre saúde mental e ajudam a tirar o estigma do assunto

Quer melhorar o seu sistema imunológico?

Estes são os 5 alimentos que mais prejudicam os rins

Quer dormir melhor? Conheça a técnica 4-7-8 que te promete fazer dormir em 60 segundos

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM