Saúde e Bem-estar

Café: qual é a quantidade diária de cafeína recomendada?

Em porções moderadas, pode produzir vários benefícios. Entretanto, o consumo excessivo pode causar sérios danos ao organismo

Mulher servindo-se café
Recomendado, mas com limite: apesar dos seus benefícios, a cafeína também causa desidratação e aumento da pressão arterial (Los Muertos Crew/Pexels)

De acordo com o portal Nueva Mujer (em espanhol), a cafeína ocorre naturalmente nas folhas e sementes de algumas plantas e atua como estimulante no sistema nervoso central. Em porções moderadas, pode produzir vários benefícios. Entretanto, o consumo excessivo pode causar sérios danos ao organismo. Saiba mais:

ANÚNCIO

⋅ ⋅ ⋅

Leia também

⋅ ⋅ ⋅

Recomendados

Os benefícios da cafeína

Entre os benefícios desta substância estão:

  • Aumento da energia.
  • Estimulação do metabolismo.
  • Fornecimento de antioxidantes.

O problema ocorre quando o cérebro começa a sentir a perda do efeito estimulante e passa a precisar de uma nova dose, como acontece com qualquer medicamento.

Os limites da cafeína

Entre 300 e 400 miligramas é a quantidade máxima de cafeína que uma pessoa pode consumir por dia — o que equivale a 3 ou 4 xícaras de café.

Pode ser ingerido por meio de diversos alimentos e bebidas, como chocolate, café, chá e energéticos, dificultando não ultrapassar a dose indicada como saudável.

O excesso de cafeína pode produzir, entre outras coisas, síndrome de abstinência, desidratação, gastrite e dificuldade para dormir. Todos esses efeitos negativos se traduzem em aumento da pressão arterial e aumento do risco cardiovascular.

⋅ ⋅ ⋅

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho dos nossos redatores, e o seu apoio ajuda a manter este site gratuito.

Tags

Últimas Notícias