Saúde e Bem-estar

Chegue à menopausa sem ganhar peso com as dicas de uma nutricionista

‘É importante sermos gentis conosco e nos concentrarmos no autocuidado’, disse a especialista

Durante este período, ocorrem inúmeras alterações hormonais que, juntamente com problemas de sono e alterações de humor, podem ter um grande impacto nos hábitos alimentares.

“O mais importante a lembrar é que o corpo passa por mudanças significativas durante a menopausa”, disse a nutricionista Tamara Willner ao portal de notícias Daily Mail (em inglês). “Por isso, é importante sermos gentis conosco e nos concentrarmos no autocuidado.”

A especialista recomenda evitar dietas rigorosas e, em vez disso, manter o equilíbrio mental. Segundo ela, é possível comer sobremesas saudáveis e se sentir satisfeita sem ganhar peso.

Recomendados

⋅ ⋅ ⋅

Leia também

⋅ ⋅ ⋅

A adoção de uma dieta pobre em carboidratos é uma das dicas importantes para evitar o ganho de peso durante a menopausa. Para isso, é necessário incluir produtos que facilitem a digestão na forma de proteínas — como ovo, tofu e frango — e de gorduras saudáveis — como azeite, abacate e peixes.

De acordo com o portal especializado em saúde e bem-estar Healthline (em inglês), a dieta dessa fase deve incluir frutas, verduras, laticínios e cereais nutritivos.

A suplementação tampouco está descartada. O Instituto da Menopausa (em espanhol) indica que os complexos de melhor desempenho são:

  • a vitamina C, que ajuda a produzir estrogênios;
  • a vitamina D, que melhora a absorção de cálcio;
  • e a vitamina E, que previne o envelhecimento celular e alivia as ondas de calor.

⋅ ⋅ ⋅

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho dos nossos redatores, e o seu apoio ajuda a manter este site gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM