Saúde e Bem-estar

Observe suas menstruações antes da menopausa: estudo alerta que elas estão relacionadas a doenças cardíacas

Cientistas dizem que períodos longos indicam as mulheres que têm artérias menos saudáveis

Mais um motivo para ficar atenta. Um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, diz que mulheres com longos períodos menstruais antes da menopausa têm artérias menos saudáveis e, consequentemente, mais chances de desenvolver doenças cardíacas.

A pesquisa, publicada na revista Menopause (em inglês), analisou 428 mulheres estadunidenses entre 45 e 52 anos. Aquelas cujos períodos menstruais se encurtaram dois anos antes da menopausa tiveram os melhores resultados nos relatórios sobre as artérias.

Leia também

A menopausa como um indicador

“A menopausa não é apenas um clique; é uma transição de vários estágios em que as mulheres passam por muitas mudanças que podem colocá-las em maior risco de doenças cardiovasculares”, explica o professor Samar El Khoudary ao portal de notícias Daily Mail (em inglês).

Recomendados

Ele também diz: “as mulheres têm diferentes trajetórias do ciclo menstrual durante a transição da menopausa, e essa trajetória parece ser um indicador da saúde cardiovascular”.

A descoberta é encorajadora, dado que as doenças cardíacas são a principal causa de morte entre as mulheres nos Estados Unidos.

⋅ ⋅ ⋅

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho dos nossos redatores, e o seu apoio ajuda a manter este site gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM