Saúde e Bem-estar

Melatonina: descubra como esse hormônio ajuda você a dormir melhor

A substância é conhecida por combater a insônia e as dificuldades para descansar de forma correta

Mulher deitada na cama, acordada e com uma máscara para cobrir os olhos na testa

Quando uma pessoa não dorme bem, ela tem maiores riscos de enfrentar problemas como derrames e doenças cardiovasculares. Por sorte, existem substâncias capazes de reverter esses efeitos. A melatonina, por exemplo. Esse hormônio é conhecido por combater a insônia e as dificuldades para descansar de forma correta.

Saiba mais sobre o tema a seguir:

Leia também

Aumentar a melatonina para dormir melhor

De acordo com o portal especializado em saúde e bem-estar Cuerpomente (em espanhol), evitar a exposição às telas à noite é uma das melhores maneiras de aumentar a melatonina. Em vez disso, o recomendado é ler um livro ou escutar música.

Além disso, é importante abandonar o cigarro, não consumir cafeína depois do meio-dia e controlar o consumo de álcool — mesmo em pequenas quantidades, ele interfere no sono; portanto, é melhor evitá-lo pelo menos quatro horas antes de ir para a cama.

A fonte também afirma que relaxar é fundamental para dormir melhor, assim como revisar os seus medicamentos, pois alguns químicos alteram o equilíbrio dos hormônios — sobretudo anticoagulantes e remédios para a hipertensão.

Já o Instituto Europeu do Sono (em espanhol) afirma que dormir com as luzes apagadas, em completa escuridão, cria as condições perfeitas para o aumento da melatonina.

⋅ ⋅ ⋅

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

⋅ ⋅ ⋅

Apoie

Compartilhe os textos da NOVA MULHER através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho dos nossos redatores, e o seu apoio ajuda a manter este site gratuito.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM