Saúde e Bem-estar

Esta é a melhor hora para beber café, segundo a ciência

O café afeta um nível biológico interno, mas também regula os níveis de energia e de cortisol, o hormônio associado ao estresse

De acordo com estudo (em inglês) publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, existe um momento ideal para beber café.

Ao tomar a bebida, os compostos interferem no ritmo natural do corpo e da mente num ciclo de 24 horas, algo conhecido como ritmo circadiano.

O café afeta um nível biológico interno, mas também regula os níveis de energia e de cortisol, o hormônio associado ao estresse.

Saiba mais sobre o tema a seguir:

Leia também

Qual é a melhor hora para beber café?

O segredo é adaptar o consumo de café à produção natural de cortisol. Segundo o neurocientista Steven Miller, o cortisol é mais alto ao acordarmos.

Sendo assim, o café deve ser consumido quando a produção do hormônio estiver baixa — o que acontece entre 2 e 3 horas depois de deixar a cama.

Ou seja: se você se levanta às 6 da manhã, por exemplo, então a sua primeira xícara pode ser entre as 8h e as 9h.

⋅ ⋅ ⋅

⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM