Notícias

Quem é Janja, a nova primeira dama do Brasil e qual será seu papel no Governo

Rosângela Lula da Silva, casada com o presidente eleito, irá ocupar o cargo de primeira dama a partir de 1º de janeiro. Ela afirma querer ressignificar seu papel no cargo

Quem é Janja, a nova primeira dama do Brasil e qual será seu papel no Governo

Rosângela Lula da Silva, agora nacionalmente conhecida como Janja, será a próximo primeira dama do Brasil, após a eleição de Lula nessas últimas eleições. Desde que iniciou seu relacionamento com o presidente eleito, muitas pessoas ficaram curiosas para saber um pouco mais sobre a vida de Janja.

Janja tem 56 anos, e nasceu na cidade de União da Vitória, no Paraná, no dia 27 de agosto de 1966. Formada em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), ela é filiada ao PT (Partido dos Trabalhadores) desde os 17. Janja inda possui MBA em Gestão Social e Sustentabilidade, e especialização em História.

Em 2003, foi contratada para trabalhar como socióloga de campo na usina hidrelétrica Itaipu Binacional, no início do primeiro governo Lula. Janja também trabalhou na Eletrobras como assessora de comunicação e relações institucionais de 2012 a 2016.

Recomendados

O relacionamento com Lula teve início em 2017, após a morte da ex-primeira dama Marisa Letícia, que faleceu em fevereiro daquele ano, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Antes disso, a socióloga foi casada por 10 anos e não tem filhos, segundo a revista Veja.

No entanto, o relacionamento entre Janja e Lula só se tornou público 2019. Eles moram juntos em São Paulo desde que o líder petista saiu da prisão, e se casaram no dia 18 de maio deste ano, em uma cerimônia íntima realizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, que reuniu mais de 220 convidados, entre famosos.

Publicamente, o pernambucano costuma rasgar elogios à amada. ‘Eu aprendi. Eu aprendi que quando você perde a tua mulher e você pensa que a vida não tem mais sentido, quando você pensa que tudo acabou, aparece uma pessoa que começa a dar sentido à vida outra vez. Estou apaixonado como se eu tivesse 20 anos de idade, como se fosse minha primeira namorada’, afirmou, em entrevista dada para a revista americana Times.

janja teve um papel importante durante a campanha presidencial do presidente eleito, com participações e discursos constantes demonstrando que quer ser ativa em pautas sociais, principalmente aquelas voltadas para as mulheres. Agora, depois da vitória, ela afirma que quer ressignificar o papel de primeira dama no Brasil.

“Se eu puder contribuir em alguma coisa nessa campanha, nesse governo, que se Deus quiser tudo vai dar certo, vai ser justamente na questão da segurança alimentar voltada para as mulheres”, declarou ela em abril, durante um encontro com eleitores no bairro da Brasilândia, em São Paulo.

A sustentabilidade também é um tema que deve ganhar um carinho especial de Janja. Ela tem MBA em Gestão e Sustentabilidade e trabalhou na hidrelétrica Itaipu Binacional por 15 anos e foi coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável.

· · ·

+ NOTÍCIAS:

Caso Shantal X Kalil: Justiça rejeita denúncia contra médico por lesão corporal e violência psicológica no parto

Sexo durante a menstruação: mitos e verdades que você precisa saber

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM