Sexualidade

Sexo durante a menstruação: mitos e verdades que você precisa saber

Este é um assunto que ainda gera muitas dúvidas, mas te damos todos os detalhes aqui

Sexo durante a menstruação: mitos e verdades que você precisa saber

Pode faze sexo estando menstruada? Com certeza você já ter se deparado com essa pergunta, se você é uma pessoa que menstrua e tem uma vida sexualmente ativa. Há quem diga que não é seguro, outras pessoas afirmam que pode até aumentar o prazer.

Mas afinal, o que é mito e o que é verdade sobre o sexo menstruada? De acordo com uma matéria publicada no site do médico Dráuzio Varella, a o ato não é contra indicado, mas claro, exige alguns cuidados e atenções.

Para deixar todas as dúvidas de lado, separamos aqui alguns fatos que envolvem o assunto para que você possa praticar sexo da maneira mais segura e prazerosa possível enquanto estiver menstruada.

Menstruação aumenta a libido

Verdade. “Os hormônios liberados durante o ciclo impactam diretamente na vontade de transar, na lubrificação, etc. Claro, é importante lembrar que, não importa o quão “preparado” o corpo esteja para o ato sexual, o sexo deve ser sempre encarado como uma escolha. Nesse caso, se há um desejo de se relacionar sexualmente durante a menstruação, a experiência pode ser ainda mais prazerosa do que em outros períodos”, especifica o site.

Fazer sexo menstruada facilita a transmissão de doenças

Verdade. Em geral, o sexo durante a menstruação é uma relação como qualquer outra. O único ponto de atenção é o risco aumentado de transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), facilitado pela presença do sangue e a troca de fluídos, mas é possível contorná-lo com o uso da camisinha ou do disco menstrual, tipo de coletor desenvolvido justamente para a prática sexual.

Não pode fazer sexo oral

Mentira. O sexo oral está liberado, se todas as partes estiverem confortáveis com isso. No entanto, assim como o sexo com penetração, alguns cuidados são necessários. “Como o contato com o sangue é quase certo, o ideal é higienizar a região íntima antes da prática. Dependendo do fluxo, é possível que a área externa e os grandes lábios não contenham sangue, que fica restrito ao interior da vagina”, explica a matéria.

Transar menstruada aumenta a cólica

Depende. Se você teve relações sexuais e sentiu cólica, não motivo para grandes preocupações. As dores podem ocorrer devido a contração do útero durante o sexo.

Dá para engravidar durante a menstruação?

Não! De acordo com as orientações do site, respondendo de forma prática, não. De acordo com as especialistas consultadas, isso é quase impossível, embora exista uma possibilidade baixíssima. O que pode acontecer com mais frequência é a confusão entre o sangramento da ovulação e a menstruação em si.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Sente dores na hora do sexo? Entenda o que é o vaginismo e como a condição afeta a vida sexual

7 dicas para aumentar a frequência do prazer sexual na sua vida

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM