Notícias

Senadora indígena da Austrália viraliza ao chamar rainha Elizabeth de ‘colonizadora’

Durante o discurso de juramento de sua posse no parlamento, a senadora indígena utilizou o momento para recordar o processo de colonização da Australia

senadora indigena

Lidia Thorpe, senadora indígena da Australia, viralizou após chamar a rainha Elizabeth de colonizadora, durante seu discurso de posso no parlamento. A manifestação ocorreu, pois a Austrália foi vítima de um processo de colonização por parte da Inglaterra e sua população indígena foi praticamente dizimada.

Nos vídeos que circulam nas redes sociais, a senadora é orientada a repetir a frase escrita no cartão, mas inclui a palavra “colonizadora” para se referir à monarca. Durante todo o tempo, ela se manteve com um punho serrado como uma expressão de resistência.

“Eu soberana, Lidia Thorpe, juro solene e sinceramente que serei fiel e mantenho verdadeira lealdade à colonizadora sua majestade, a rainha Elizabeth II”, afirmou. Após sua declaração, a senadora foi repreendida por uma de suas colegas. “Você não é senadora se não fizer isso corretamente”, gritou uma delas..

Recomendados

A presidente do Senado pede que a nova senadora leia corretamente o juramento. A senadora ergue o braço novamente. Neste momento, é possível escutar um colega dizendo “Ninguém gosta disso”. Por fim, Lidia lê o juramento de forma irônica, mas completa a formalidade.

NOTÍCIAS

Priscilla Alcantara se declara feminista “sou mulher, não tem como eu não lutar por outras mulheres”

Vereadora trans mais votada do Brasil oficializa candidatura para deputada federal

7 atitudes machistas no ambiente de trabalho

Vitória: Senado aprova fim de autorização de cônjuge para laqueadura

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM