Lidia Thorpe, senadora indígena da Australia, viralizou após chamar a rainha Elizabeth de colonizadora, durante seu discurso de posso no parlamento. A manifestação ocorreu, pois a Austrália foi vítima de um processo de colonização por parte da Inglaterra e sua população indígena foi praticamente dizimada.
ANÚNCIO
Nos vídeos que circulam nas redes sociais, a senadora é orientada a repetir a frase escrita no cartão, mas inclui a palavra “colonizadora” para se referir à monarca. Durante todo o tempo, ela se manteve com um punho serrado como uma expressão de resistência.
“Eu soberana, Lidia Thorpe, juro solene e sinceramente que serei fiel e mantenho verdadeira lealdade à colonizadora sua majestade, a rainha Elizabeth II”, afirmou. Após sua declaração, a senadora foi repreendida por uma de suas colegas. “Você não é senadora se não fizer isso corretamente”, gritou uma delas..
A presidente do Senado pede que a nova senadora leia corretamente o juramento. A senadora ergue o braço novamente. Neste momento, é possível escutar um colega dizendo “Ninguém gosta disso”. Por fim, Lidia lê o juramento de forma irônica, mas completa a formalidade.
NOTÍCIAS
Priscilla Alcantara se declara feminista “sou mulher, não tem como eu não lutar por outras mulheres”
Vereadora trans mais votada do Brasil oficializa candidatura para deputada federal
ANÚNCIO
7 atitudes machistas no ambiente de trabalho
Vitória: Senado aprova fim de autorização de cônjuge para laqueadura
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.