Notícias

A ativista indígena do Maranhão que entrou na lista das 100 pessoas mais influentes da Time

A maranhense Sônia Guajajara conta com uma longa trajetória de ativismo indígena

A ativista indígena Sônia Guajajara entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes da revista Time. A ativista nasceu na Terra Indígena Araribóia, no Maranhão em 1974, e é do povo Guajajara/Tentehar.

Ela conta com uma longa trajetória no ativismo indígena. Atualmente, ela é coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA).

“Sônia Guajajara está na linha de frente da luta contra a tentativa do governo Bolsonaro de destruir as terras indígenas, junto com a floresta amazônica. Seu trabalho vai desde a participação na COP26 – que criou um fundo de US$ 1,7 bilhão para povos indígenas e comunidades locais, reconhecendo seu trabalho essencial protegendo terras e florestas da degradação – até os últimos meses, quando ela liderou protestos de milhares de pessoas, reunindo centenas de grupos étnicos indígenas, que ajudaram a travar um “pacote de morte” de legislação anti-indígena”, escreveu Guilherme Boulos para a revista Time.

Recomendados

NOTÍCIAS

Mulher invade Cannes para protestar contra violência sexual das tropas russas

Histórico! Copa do Mundo de Futebol terá mulheres na arbitragem pela primeira vez

Governo da Espanha aprova primeira licença menstrual remunerada da Europa

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM