Notícias

Dispositivo da Apple pode estar sendo usado para perseguir mulheres

O Apple AirTag funciona como um “botão” com a função “Find My” da gigante de tecnologia; casos começaram a surgir nos EUA

A tecnologia pode ser uma grande aliada em nosso dia a dia, mas muitas vezes pode também representar uma ameaça, como os casos que tem surgido nos Estados Unidos de Mulheres sendo perseguidas por meio de AirTags, da Apple.

As AirTags funcionam como dispositivos rastreadores, que podem ser usados em chaves, carteiras, bolsas e outros objetos pequenos e tem como objetivo achar esses objetos através da função “Find My”, em aparelhos Apple.

A BBC conversou com seis mulheres nos EUA que dizem ter sido rastreadas usando Apple AirTags. Em um dos depoimentos, Amber Norsworthy, uma jovem de 32 anos relatou ter percebido a perseguição após seu celular emitir um barulho que ela nunca havia escutado antes.

Recomendados

“Meu telefone fez um barulho que eu nunca tinha ouvido antes. A notificação dizia que um dispositivo desconhecido estava seguindo meus movimentos. O aplicativo me mostrou toda a minha rota. Dizia ‘a última vez que o proprietário viu sua localização foi às 15h02′ e eu pensei: ‘isso é agora, estou em casa’.”, relatou Norsworthy.

A jovem chegou a ligar para a polícia, que lhe informou que não sabia o que fazer. Ela ainda não encontrou o dispositivo, que acredita ter sido colocado ou implantado por uma pessoa, em em algum lugar em seu carro. Ela diz que o suporte ao cliente da Apple conseguiu confirmar que se tratava de um AirTag.

Em resposta à BBC, a Apple disse que leva a segurança do cliente muito a sério e que está comprometida com a privacidade e a segurança do AirTag. “Se os usuários sentirem que sua segurança está em risco, eles são incentivados a entrar em contato com as autoridades locais, que podem trabalhar com a Apple para fornecer qualquer informação disponível sobre o AirTag desconhecido.”

A empresa também diz que os AirTags têm mais recursos de segurança do que os produtos dos concorrentes. No entanto, há sinais crescentes de que eles estão sendo usados para atividades criminosas nos EUA, segundo relata a matéria publicada pela BBC nesta semana.

Existem maneiras de descobrir se alguém estiver usando uma AirTag para te rastrear, mas especialistas apontam que os recursos oferecidos são limitados. Como por exemplo um aviso de que um dispositivo desconhecido está te acompanhando. O problema é que esse aviso vem oito horas após o AirTag ser detectado, o que daria tempo suficiente para o perseguidor ou agressor encontrar a sua vítima. Além disso, é fácil registrar um AirTag e desativá-lo em seguida.

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

Tecnologia e liberdade sexual? Conheça as sextechs que estão crescendo no mercado

Pesquisa revela que mulheres jornalista sofreram cerca de 6 ataques por mês em 2021

Denúncia de estupro em Jaguariúna: caso é levado para DDM e jovem presta depoimento

Da vida real para a ficção: você sabe o que é stealthing?

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM