Ter uma melhor amiga pode ser uma das coisas mais especiais dessa vida. É sobre ter uma pessoa para comemorar suas conquistas, puxar sua orelha quando necessário, compartilhar os medos, segredos e inseguranças mais profundas, e vice-versa.
ANÚNCIO
No entanto, em um momento ou outro, a amizade pode se deteriorar por diversas razões diferentes, como, por exemplo, falta de cuidado, desequilíbrio na dedicação à relação, ou quando você percebe que essa amiga é tóxica.
E, por mais que o rompimento seja doloroso, há benefícios ocultos que uma amizade tóxica pode te proporcionar à medida que avança em sua vida. Sendo assim, que tal conhecer alguns agora mesmo? Confira 4 a seguir, segundo Rachell Lee no portal YourTango:
1. Você aprende a não confiar nas pessoas imediatamente
Depois de passar por uma experiência tão traumatizante, você pode querer parar de confiar totalmente nas outras pessoas, e ser invadida por pensamentos como ‘se minha amiga próxima me traiu, qualquer um pode fazer o mesmo”.
Isso pode ser verdade, mas entenda que você deu o seu melhor. Talvez esse tenha sido o tipo de alerta que precisava para aprender que nem todo mundo merece sua confiança.
Depois de sair de uma amizade tóxica, lembre-se de que sua confiança é um privilégio pelo qual amigos ou parceiros precisam trabalhar. Não pense que você tem problema de confiança por causa dessa amizade. Saiba que foi uma experiência ruim e que aprendeu a lição de não confiar ingenuamente em todos.
2. Agora você pode concentrar sua energia em si mesma
Depois de se separar de uma amizade tóxica, você percebe que está livre do fardo da preocupação e do estresse constantes. Sendo assim, aproveite este momento para redirecionar sua energia em atividades que nutram o seu bem-estar. Seja escolhendo um novo hobby ou aprendendo uma nova habilidade.
ANÚNCIO
3. Você pode detectar bandeiras vermelhas a um quilômetro de distância
Depois da experiência cansativa de uma amiga tóxica quebrando sua confiança, agora você sabe como são os sinais de alerta. Isso funciona a seu favor, porque saber exatamente o que a desanima permite que comece a estabelecer limites.
Transforme sua experiência de dor e mágoa em uma experiência de aprendizado na qual você pode começar a reconhecer comportamentos e hábitos prejudiciais em outras pessoas.
4. Dizer não fica mais fácil
O próximo benefício oculto que você pode desfrutar é aprender como dizer ‘não’ quando sentir que uma pessoa está ultrapassando os limites.
Alguns amigos não se importam em passar 24 horas por dia, 7 dias por semana, um com o outro, e o mesmo vale para os relacionamentos. No entanto, definitivamente existem pessoas que precisam de seu tempo e espaço pessoal longe dos outros para ‘recarregar’.
Definir limites indica que você realmente entende a si mesma e o que precisa para seu bem-estar mental em uma amizade ou relacionamento.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.