Saúde e Bem-estar

6 tipos de alimentos que você deve evitar consumir em sua dieta diária para controlar a acne

Carnes embutidas e alimentos processados, por exemplo, possuem gorduras saturadas, aditivos químicos e farinhas refinadas que afetam a saúde da pele.

Acne
Reprodução/Pixabay (pixabay.com)

A acne é uma lesão na pele que acontece quando células mortas, bactérias e sebo se acumulam na pele, obstruindo os poros. É uma condição bastante comum, principalmente em jovens e adolescentes, e pode acontecer por diversos motivos diferentes.

ANÚNCIO

Alterações hormonais, falta de cuidados diários e alimentação, por exemplo, são algumas das causas mais comuns. Este último, em especial, pode agravar esta condição devido ao excesso de gordura e toxinas.

Portanto, mesmo que a consulta com um profissional seja indispensável em casos de acne, que tal conhecer os tipos de alimentos que você deve evitar consumir em sua dieta para controla-la? Confira 6 a seguir, via portal Melhor Com Saúde:

Recomendados

1. Produtos lácteos

O consumo diário de alimentos lácteos integrais pode incidir no aparecimento frequente de acne. Isto acontece porque eles possuem precursores da testosterona, substância que participa da produção de sebo e que é desequilibrada por esta variedade de produtos.

2. Panificados

Em uma dieta para controlar a acne, é muito importante diminuir o consumo de carboidratos simples. Ou seja, o melhor é evitar panificados, como o pão, a massa e qualquer alimento que venha das farinhas refinadas. Eles desequilibram os níveis de glicose e aumentam a tendência a acumular gordura.

3. Embutidos e pré-fabricados

Carnes embutidas e alimentos processados possuem gorduras saturadas, aditivos químicos e farinhas refinadas que afetam a saúde da pele.

4. Produtos com cafeína

O consumo moderado de café não representa um risco para o corpo. Contudo, se o objetivo for evitar acne, é melhor limitar seu consumo e o de outros produtos que contenham a cafeína. Este estimulante produz alterações hormonais que estão ligadas a acne.

5. Ovo

Atualmente, o ovo é recomendado para qualquer tipo de dieta, pois contém aminoácidos essenciais e vitaminas que melhoram a saúde. O problema acontece no consumo excessivo das gemas.

Esta parte do ovo possui alto teor de gordura que pode influenciar na liberação excessiva de sebo na pele. Sendo assim, para um consumo mais seguro, o ideal é usar apenas as claras.

6. Carnes vermelhas

Proteínas de origem animal, especialmente aquelas que vêm da carne vermelha, retardam o processo digestivo e liberam compostos ácidos que podem causar acne. Como alteram o pH do corpo, incidem nas alterações das glândulas sebáceas e na oxigenação cutânea.

Desta forma, para tornar melhorar a dieta para controlar a acne, é aconselhável substituir este tipo de carne por aquelas que são mais digeríveis e com pouca gordura, como frango ou peru, por exemplo.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/18/5-exercicios-simples-que-podem-ser-feitos-em-casa-para-combater-a-flacidez-nas-pernas/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/17/reduza-as-irritantes-colicas-menstruais-com-essas-quatro-infusoes/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias