Saúde e Bem-estar

5 exercícios simples que podem ser feitos em casa para combater a flacidez nas pernas

O agachamento, por exemplo, trabalha toda a parte inferior do corpo e também é útil para queimar calorias e aumentar a massa muscular.

Agachamento
Reprodução/Pexels (pexels.com)

A flacidez nas pernas é um processo natural bastante comum que todas as pessoas irão vivenciar um dia. Ela é caracterizada pela diminuição de substâncias que sustentam a pele, como o colágeno e a elastina, por exemplo.

ANÚNCIO

No entanto, há quem sofra com a flacidez em uma idade mais jovem, e isto pode acontecer por diversos fatores, como um emagrecimento muito rápido ou uma vida sedentária.

Contudo, existem formas simples de reverter esta situação, principalmente quando a flacidez se apresenta no tecido epidérmico e não na massa muscular, como por exemplo, com exercícios físicos que podem ser realizados em casa.

Sendo assim, mesmo que a consulta com um especialista seja fundamental antes de adotar qualquer método para combater a flacidez, que tal conhecer alguns desses exercícios simples? Confira 5 a seguir, via portal Melhor Com Saúde:

1. Agachamento

O agachamento trabalha toda a parte inferior do corpo e também é útil para queimar calorias e aumentar a massa muscular. Para fazê-lo, fique parada com as costas retas, separe os pés cerca de 20cm de distância um do outro e, em seguida, abaixe o tronco até que as coxas fique paralelas ao solo.

Retorne devagar à posição inicial e realize três séries de 20 repetições. Se desejar, pode ampliar a dificuldade do exercício acrescentando pesos ou aumentando o número de repetições.

2. Afundo

Este exercício serve para aumentar a elasticidade e firmeza dos quadríceps e glúteos. Ele é mais exigente do que o anterior e, a longo prazo, colabora para diminuir o aspecto de ‘casca de laranja’ da pele.

ANÚNCIO

Para realizá-lo, fique parada com as pernas separadas na mesma largura do quadril. Tome ar e adiante um pé para frente. A perna de trás deve se sustentar na ponta do pé, enquanto o joelho se flexiona em direção ao corpo.

Mantenha a coluna erguida e evite que o joelho da frente ultrapasse o ângulo reto ou a ponta do pé. Depois, desça o corpo até que a perna dianteira fique com a coxa paralela ao chão. Volte à posição inicial contraindo os músculos as pernas sem inclinar o torso. Faça três séries de 20 repetições.

3. Agachamento sumô

Este agachamento é uma variação da versão clássica. Sua função é fortalecer a parte externa dos glúteos e dos quadris. Ele é focado em trabalhar a parte interna, dando prioridade aos adutores e isquiotibiais, ajudando assim a eliminar a flacidez nas pernas.

Para fazê-lo, coloque-se de pé, com as pernas separadas na largura dos ombros e as pontas dos pés olhando para fora. Desça o tronco sem inclinar o torso e curvar as costas.

Depois, desça flexionando as pernas e mantendo o abdômen contraído. Garanta que os joelhos não superem as pontas dos pés e, por fim, volte à posição inicial. Faça três séries de 20 repetições.

4. A ponte

A ponte, também conhecida como elevação pélvica, trabalha as pernas, os glúteos e a região abdominal. Serve para tonificar os músculos e relaxar a tensão da região lombar. Primeiro, deite-se com a barriga para cima sobre um colchonete com as pernas um pouco separadas e os joelhos flexionados.

Em seguida, levante a pélvis até o teto, ajudando-se com os antebraços que estarão apoiados no chão. Mantenha a posição por alguns segundos e desça com cuidado, sem apoiar os glúteos no chão. Repita 15 vezes.

5. Elevação de calcanhares

A elevação de calcanhares serve para fortalecer as panturrilhas e reduzir a flacidez nas pernas. Para fazê-la é muito simples, basta colocar-se de pé e ficar na ponta dos pés para depois voltar à posição inicial. Repita 20 vezes e alongue.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/15/previna-a-flacidez-no-seu-rosto-com-esses-6-exercicios-faciais-incriveis/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/14/conheca-8-dicas-simples-que-vao-ajudar-voce-a-conservar-a-firmeza-de-suas-palpebras/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias