A flacidez facial é um processo natural bastante comum. Ela é caracterizada pela diminuição da produção de algumas substâncias que sustentam a pele, como colágeno e elastina, por exemplo.
ANÚNCIO
No entanto, algumas pessoas experimentam este processo muito jovens por causa de diversas reações provocadas por exposição a fatores externos, como má alimentação, exposição excessiva ao sol, consumo de álcool e cigarro, entre outros.
Embora a consulta com um profissional dermatologista seja indispensável, existem alguns hábitos diários que podem ajudar a minimizar esses efeitos, como os exercícios faciais. Por isso, que tal conhecer alguns deles agora mesmo? Confira 6 a seguir, de acordo com o portal Melhor com Saúde:
1. Exercício para a testa
Tensionar a pele da testa por meio da prática de um simples exercício é fundamental para evitar linhas de expressão. Este tonifica o tecido flácido e, ao melhorar a circulação, auxilia a conseguir um excelente processo de oxigenação da pele.
Para fazê-lo, é preciso estar em um lugar que possa relaxar completamente. Em seguida, coloque as mãos na testa, com as palmas para dentro. Depois, estique a pele da metade para os lados. Relaxe 10 segundos e repita o exercício de 10 a 15 vezes.
2. Exercício para o contorno dos olhos
A prática deste exercício de tonificação ajuda a prevenir e diminuir os ‘pés de galinha’. Ele permite tensionar a pele e promove a distribuição certa do colágeno e da elastina. Para realizá-lo, é preciso unir os indicadores aos polegares, como quando coloca lente de contato.
Em seguida, coloque-os no contorno dos olhos e tensione a pele de cima para baixo sem pressionar muito forte. Pisque 20 vezes mantendo a tensão, sustente por 2 ou 3 segundos e relaxe.
ANÚNCIO
3. Exercício para a bochecha
A pele da bochecha se pendura facilmente e pode refletir envelhecimento, inclusive quando ainda não é a hora. Contudo, este exercício, que foca no trabalho dos músculos, pode ajudar a tonificá-la e reafirmá-la.
Primeiro, tome ar e infle as bochechas. Quando estiverem bastante tensionadas e infladas, dê pequenas batidas com as pontas dos dedos. Sustente por 10 segundos e solte o ar suavemente. Em seguida, torça os lábios para o lado direito e faça o mesmo para o lado esquerdo. Complete outras 10 repetições e descanse.
4. Exercício para as pálpebras
As pálpebras tendem a se desprender devido à perda de nutrientes na pele. O tratamento e o exercício contínuo são fundamentais, visto que seus tecidos têm tendência à perder a elasticidade facilmente.
Para fazê-lo, coloque o dedo indicador desde a parte inferior do olho até o nariz. Sem abrir a boca, pisque rápido, tentando olhar para cima. Faça as piscadas durante 20 ou 30 segundos e complete 3 repetições.
5. Exercício para o contorno dos lábios
A pele do contorno dos lábios sofre diversas agressões devido ao sol, toxinas e componentes de alguns alimentos. Isto se deve ao fato de ser mais fina e, muitas vezes, descuidada na rotina diária.
Para fazer o exercício, primeiro abra a boca o máximo que puder. Sustente por 3 segundos e feche. Faça 10 repetições 2 ou 3 vezes. Em seguida, em frente ao espelho, pronuncie as vogais em voz alta, tentando abrir a boca exageradamente. Realize outras 10 repetições e relaxe.
6. Exercício para a papada
Você evitará a flacidez que faz com que a papada fique desprendida ou inflamada ao fazer exercícios diariamente. Parada ou sentada em uma cadeira, coloque a cabeça reta e a coluna direita.
Incline a cabeça para trás, levando o olhar para o teto. Mova a boca como se estivesse mastigando um alimento. Sustente por alguns segundos, volte para a posição inicial e realize de 10 a 15 repetições.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.