Saúde e Bem-estar

8 hábitos cotidianos que podem prejudicar o seu sistema imunológico e você não sabia

O consumo excessivo de açúcar, por exemplo, pode fazer com que o sistema imune perca até 40% de sua capacidade para destruir germes.

Mulher doente na cama

O sistema imunológico, também conhecido como sistema imune ou imunitário, é o conjunto de elementos existentes no corpo, como órgãos, tecidos, células e moléculas.

Por ser responsável pela prevenção das consequências de ações de corpos invasores, como vírus e bactérias, por exemplo, é muito importante que o sistema imunológico esteja sempre forte e saudável.

No entanto, existem hábitos cotidianos que parecem inofensivos, mas influenciam diretamente no estado deste sistema, o deixando fraco e prejudicado.

Sendo assim, que tal conhecer alguns desses hábitos para tentar evitá-los a partir de hoje? Confira 8 a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:

1. Consumo excessivo de açúcar

O consumo excessivo de açúcar pode fazer com que o sistema imune perca até 40% de sua capacidade para destruir germes. Para que este sistema funcione bem, é essencial subministrar uma boa fonte de vitamina C.

Ao consumir excessivamente açúcar, ele erode a vitamina C presente e destrói a estrutura das células do sistema imunológico.

2. Bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas evita que o corpo absorva nutrientes essenciais, causando uma deficiência nutricional. Ao ingerir estas bebidas excessivamente, impede que os glóbulos brancos se multipliquem.

Além do mais, impede também que as células ingiram partículas estranhas e gerem fatores de necrose tumoral (proteínas). Quando o organismo não produz a quantidade suficiente de células, deixa o sistema imune frágil.

3. Alérgenos

O sistema imunológico entende como ameaças os materiais que parecem inofensivos como pó, pólen e fumo, por exemplo. Como consequência, coloca-se em alerta, provocando uma reação alérgica que, posteriormente, destrói a parede celular e impede invasores externos, fazendo com que o sistema fique mais vulnerável.

4. Não dormir bem

O estresse, a depressão, os múltiplos trabalhos, e outros fatores, podem evitar que uma pessoa concilie bem o sono. Segundo pesquisas da Universidade de Chicago, quem dorme quatro ou menos horas por dia, só consegue produzir metade dos anticorpos que combatem o resfriado, em comparação com pessoas que dormem oito ou mais horas.

5. Estresse

O estresse influencia de maneira negativa na saúde mental e física. Estar exposta constantemente a situações estressantes faz com que o sistema imunológico comece a ficar debilitado, perdendo sua habilidade de combater infecções e vírus.

O número de glóbulos cai, fazendo com que o sistema fique frágil. Isto também acontece com pessoas que passam por situações traumáticas ou depressão.

6. Usar itens de outras pessoas

Quase sempre os vírus e germes mais comuns são transmitidos por meio do compartilhamento de objetos e/ou ferramentas que devem ser de uso pessoal. Infelizmente, não é sempre que há prevenção sobre o caminho que um item fez antes de chegar até nossas mãos.

7. Abusar do uso de antibióticos

Os antibióticos possuem a finalidade de tratar e combater infecções sérias. Eles costumam ser bastante efetivos, porém abusar de seu consumo pode fazer com que o organismo crie um mecanismo de resistência aos antibióticos, se tornando vulnerável a contágios por doenças e infecções.

De acordo com pesquisas, pessoas que tomam um antibiótico frequentemente, possuem um sistema imune mais frágil e ficam doentes com mais facilidade.

8. Sedentarismo

O sedentarismo se tornou um dos maiores problemas de saúde mundialmente. Pessoas sedentárias tendem a sofrer de obesidade, doenças cardiovasculares, sistema imunológico frágil, entre outros.

Não praticar exercícios físicos e ter uma má alimentação, por exemplo, faz com que toxinas e estresse sejam acumulados, sendo mais propenso o contágio de doenças ou infecções.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/06/22/estas-dicas-preventivas-vao-ajudar-voce-a-cuidar-da-sua-saude-durante-a-exposicao-ao-frio/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/06/21/mantenha-o-seu-cabelo-saudavel-e-hidratado-durante-o-inverno-com-essas-quatro-dicas-simples/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM