Saúde e Bem-estar

Estas dicas preventivas vão ajudar você a cuidar da sua saúde durante a exposição ao frio

Uma boa alimentação, por exemplo, é fundamental para diminuir o impacto da exposição ao frio no sistema imune.

Mulher no frio

Na última quarta-feira, dia 21 de junho, demos boas-vindas a chegada do inverno no Brasil. Por ser caracterizado pelas quedas de temperatura e a mais fria entre as quatro estações, é muito importante manter o sistema imunológico reforçado para evitar doenças.

Gripes e resfriados, por exemplo, são alguns dos problemas mais comuns nesta época do ano. Por isso, é muito importante seguir cuidados simples para ativar os mecanismos de defesa.

Sendo assim, que tal conhecer dicas preventivas que podem ajudar você a cuidar da sua saúde durante a exposição ao frio no inverno? Confira 6 a seguir, extraídas do portal Melhor Com Saúde:

Recomendados

1. Escolha a vestimenta certa

Antes da exposição ao frio, é importante adquirir vestimentas cujos tecidos forneçam calor. Luvas, blusas soltas e cachecóis, são algumas das opções que não podem faltar.

Vale ressaltar que, além de escolher as roupas certas, é recomendado também vestir-se em camadas para controlar o frio e a umidade. Esta técnica conserva melhor o calor corporal e evita que o corpo resfrie instantaneamente quando exposto diretamente ao clima frio.

2. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Nos períodos de exposição ao frio não é uma boa opção consumir bebidas alcoólicas. Isto porque, sua ingestão pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentando o risco de infecções.

Por outro lado, a consciência mental é atingida, e a capacidade de reconhecer os sintomas derivados de uma temperatura baixa é limitada. O álcool dilata os vasos sanguíneos do corpo e aumenta a perda de calor.

3. Mantenha uma boa dieta

Uma boa alimentação é fundamental para diminuir o impacto da exposição ao frio no sistema imune. Alimentos ricos em vitaminas A e C fortalecem as defesas e, de acordo com um estudo da Universidade de Helsinki, podem reduzir a susceptibilidade às infecções respiratórias.

Comer de maneira saudável também é importante para manter um peso estável neste momento. Durante os meses frios, a sensação de ansiedade por comida aumenta e há mais chances de cair em excessos. Alguns alimentos recomendados neste tempo são: leguminosas, oleaginosas, carnes magras, frutas cítricas, cereais integrais, entre outros.

4. Beba muito líquido

Infusões quentes e água são fundamentais para manter o aquecimento. Por sua vez, auxiliam a garantir a hidratação adequada da pele que tende a sofrer algumas agressões devido à redução da umidade do ar.

5. Utilize protetor labial

A exposição ao frio pode produzir consequências perceptíveis na pele dos lábios. Esta, quando ressecada ao extremo, tende a rachar e desenvolver diversos tipos de infecções. Por isso, é fundamental adquirir ou preparar um bom protetor labial, já que seu uso várias vezes ao dia pode neutralizar o efeito da súbita mudança de temperatura.

6. Evite a automedicação

Pessoas com determinadas condições de saúde devem consultar um médico sobre os hábitos que podem adotar para diminuir o impacto da exposição ao frio. Algumas das doenças com as quais se deve ter cuidado são: problemas cardíacos, hipertensão, diabetes, gripes e resfriados, entre outras.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/06/21/mantenha-o-seu-cabelo-saudavel-e-hidratado-durante-o-inverno-com-essas-quatro-dicas-simples/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/06/20/essas-dicas-simples-podem-ajudar-voce-a-evitar-o-resfriado-durante-o-inverno/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM