Estilo de Vida

Plantas de interior que sobrevivem sem luz: porquê são a melhor opção para você

Você sempre quis iluminar aquele cantinho sombrio da casa com um pouco de verde? Chegou o momento

Plantas de interior que sobrevivem sem luz: porquê são a melhor opção para você
Plantas de interior que sobrevivem sem luz: porquê são a melhor opção para você (Foto: Reprodução/Pexels)

Sim, essas plantas sobrevivem com pouca luz, mas note que dissemos pouca luz e não escuridão. Como você já sabe, as plantas precisam da luz solar para o seu processo de fotossíntese, por isso, ainda que seja uma luz à sombra, ela ainda vai precisar de um pouco de claridade.

ANÚNCIO

Mas agora que você já sabe sobre os cuidados básicos que toda plantinha necessita (água, luz, poda), existem algumas em que a manutenção é um pouco mais baixa, o que vai fazer com que sejam mais fáceis de cuidar.

Selaginella

Essa planta baixinha - não costuma passar de 50 ou 60 centímetros de comprimento - cresce bastante e rápido. Precisa de muita umidade, mas riscos moderados, por isso é perfeito para decorar um banheiro. Existem mais de 700 espécies diferentes de Selaginella, entre as quais a lepidophylla, que você pode conhecer sob o nome de Rosa de Jericó. A razão para esse apelido é que, quando o clima não está propício - por exemplo, se estiver muito quente - os caules se dobram sobre si mesmos, adquirindo a forma da planta semelhante à de um casulo.

Recomendados

Comigo Ninguém Pode

Suas folhas vistosas se dão muito bem em locais com pouca luz. Claro, você deve ter cuidado com esta planta e colocá-la fora do alcance de crianças ou animais de estimação, porque algumas partes são tóxicas e podem causar reações alérgicas.

Aspidistra

Essa planta que a gente via muito em lugares como portais de apartamentos está voltando a ser tendência pelos poucos cuidados que exige e por sobreviver bem dentro de casa. A rega de que necessita é moderada a pouca e, de fato, recomenda-se deixar secar a camada superficial entre as regas. Um truque: se as folhas acumularem poeira, tire-as para molhar na chuva ou dê um banho com água morna. E para que fiquem bem brilhantes -tanto estes como os de qualquer outra planta-, pode-se enxugar com um pano embebido em cerveja ou leite, ou diretamente com o interior de uma casca de banana.

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge está muito na moda ultimamente devido à sua beleza escultural, mas também por ser muito versátil: com um pouco de água, ela sobreviverá perfeitamente. Além disso, tem uma vida muito longa... e sim, é lento para se desenvolver. Ficará feliz em pleno sol, mas também será capaz de viver na sombra, só que crescerá menos e suas folhas tenderão a enrolar.

Bromélias

Dentro desta família de plantas tropicais, próxima à do abacaxi, existem muitas variedades. Eles são perfeitos para interiores escuros, porque não gostam de receber luz solar direta que queime suas folhas. As bromélias ideais são aquelas com folhas sem espinhos. Não precisam de muita água e sempre surpreendem com cores intensas e formas selvagens.

Chifre de Alce

Existem muitas samambaias, mas poucas parecem tão impressionantes e sofisticadas quanto o Chifre de Alce. Você deve saber que, na sombra, ela crescerá muito lentamente, mas permanecerá bonita e viva. Na verdade, ela não tolera luz direta, mas um pouco de luz indireta é ótimo para ficar exuberante. De resto, é uma planta mais delicada do que as que discutimos até agora: sua rega, por exemplo, deve ser feita tentando não tocar nas folhas, que têm um pelo branco muito delicado. Assim, é melhor realizá-la por imersão a cada 15 dias, introduzindo a base em água por meia hora e drenando a seguir. Também é interessante que a temperatura em que se desenvolve permaneça estável, entre 21 e 25 graus.

Paulistinha

Popularmente conhecido como Paulistinha, adapta-se perfeitamente à interiores. De fato, se for plantada ao ar livre, deve ser sempre colocada em áreas sombreadas. Pertence à família Liliaceae e é muito decorativa devido às suas folhas verdes alongadas e fitadas.

· · ·

+ PLANTAS E DECORAÇÃO:

O poder do vinagre: 10 usos surpreendentes para cuidar de suas plantas de interior

Se você segue a filosofia do Feng Shui, não deve ter esta planta dentro de casa

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias