Estilo de Vida

O poder do vinagre: 10 usos surpreendentes para cuidar de suas plantas de interior

Amplamente utilizado na cozinha, também existem alguns truques incríveis que o vinagre pode fazer nas plantas

O poder do vinagre: 10 usos surpreendentes para cuidar de suas plantas de interior

Muitos de nós já ouvimos falar dos benefícios do uso de vinagre para plantas ao ar livre, principalmente como um herbicida no jardim. Mas quão eficaz é o vinagre e para que mais ele pode ser usado? Acredite ou não, existem usos menos conhecidos, mas muito eficazes, para o vinagre em plantas de casa.

Do controle de pragas à desinfecção de materiais, há muitas maneiras de usar esse ingrediente doméstico barato e comum para acabar com os problemas cotidianos das plantas. Dito isso, saiba mais sobre como usar vinagre para plantas abaixo. Por uma casa verde e saudável!

Vinagre para plantas: todas as suas propriedades e vantagens

Todos nós sabemos que o vinagre é um fantástico limpador e desinfetante doméstico para todos os fins. Mas também o vinagre, tanto de maçã como de vinho ou branco, tem grandes propriedades benéficas para o cuidado de nossas plantas. Em ocasiões anteriores, falamos sobre o vinagre aplicado no jardim, mas hoje vamos nos concentrar em todos os benefícios do vinagre nas plantas em casa.

Recomendados

1. Ajuda na germinação

Você pode usar vinagre para amolecer a casca externa das sementes, que é uma membrana dura que interrompe o processo de germinação. Além disso, mergulhe as sementes durante a noite em uma tigela com água e 5-8 gotas de vinagre branco. Isso ajudará as sementes a germinar mais rápido e de maneira mais saudável.

2. Controla o mofo

O vinagre tem propriedades muito benéficas para as plantas graças ao seu teor de ácido acético, tartárico e cítrico. Este ácido é excelente para controlar o mofo que pode se desenvolver em algumas plantas. Adicione 2 colheres de sopa de vinagre a uma jarra de três litros de água, agite e borrife a área afetada da planta.

3. Regula o pH do solo

Graças à sua acidez, o vinagre ajuda a regular o pH da terra, assim como a pele das pessoas e o nosso sistema digestivo. Portanto, misture uma colher de sopa de vinagre branco com um litro de água e despeje na panela. Em seguida, regue a planta com esta solução. Beneficiará rapidamente plantas acidófilas que requerem um substrato ácido para sobreviver, como ficus, hortênsias ou gardênias, entre outras.

4. Limpa as plantas de casa

As folhas de suas plantas acumulam sujeira com o tempo. Por isso, é importante manter em dia a limpeza das suas plantas de interior. Basta misturar uma parte de vinagre com duas partes de água (pode usar vinagre de maçã, vinagre de vinho ou vinagre branco), e pronto! Aplique a mistura em um pano de microfibra ou algodão e passe sobre as folhas. Você removerá qualquer marca ou sujeira que tenha permanecido!

5. Elimina as linhas brancas do vaso

Com algumas flores e plantas que guardamos em copos ou vasos, a água pode causar linhas brancas visíveis devido ao calcário e depósitos minerais. Você pode facilmente se livrar deles embebendo um pano em vinagre, esfregando-o sobre a marca e deixando-o descansar por 5 a 10 minutos antes de limpá-lo.

6. Ajuda as flores a durarem mais

O vinagre ajuda a inibir o crescimento de bactérias e mantém as flores frescas por mais tempo. Adicione duas colheres de sopa de vinagre branco junto com uma colher de chá de açúcar em uma tigela de água. Em seguida, use esta solução para preservar as flores cortadas. O vinagre vai ajudá-los a durar mais tempo! Se não tiver vinagre e/ou açúcar, o suco de um limão misturado com água fará o mesmo.

9. Limpa os vasos de terracota

Muitas pessoas tendem a usar vasos de barro ou terracota tanto em ambientes internos quanto externos. São práticos, elegantes e suportam melhor a humidade do suporte, mas tendem a sujar-se rapidamente e não são propriamente fáceis de limpar. Portanto, experimente lavá-los com vinagre: ele removerá rapidamente a sujeira acumulada e restaurará sua cor.

10. Elimina o acúmulo de sais

A salinidade afeta todos os aspectos da fisiologia e do metabolismo da planta. A alta concentração de sais causa desequilíbrio e estresse à planta. Se suas plantas tiverem acúmulo de sal no solo, você pode usar uma solução de vinagre e água para removê-lo. Pulverize-o no solo e nas raízes da planta para matá-lo.

· · ·

+ PLANTAS E DECORAÇÃO:

Se você segue a filosofia do Feng Shui, não deve ter esta planta dentro de casa

Planta do dinheiro: faça sua árvore de jade florescer rapidamente com apenas 1 ingrediente

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM