Sexualidade

Este é o motivo porquê você sente vontade de fazer xixi durante o sexo

Além disso, como saber a diferença entre squirting e urinar

Este é o motivo porquê você sente vontade de fazer xixi durante o sexo
Este é o motivo porquê você sente vontade de fazer xixi durante o sexo (Foto: Reprodução/Freepik)

Várias coisas podem passar pela sua cabeça durante o sexo - e esperamos que a maioria delas sejam pensamentos ótimos. Mas de vez em quando, você vai perceber que sente que precisa fazer xixi. Mas o que seu corpo realmente está tentando lhe dizer quando isso acontece?

ANÚNCIO

Claro, às vezes você só precisa de uma pausa para o banheiro mesmo. Mas às vezes essa sensação de “necessidade de fazer xixi” pode realmente indicar que você está prestes a ter um orgasmo acompanhado de esguicho ou ejaculação. E outras vezes, é possível que os alarmes da sua bexiga estejam avisando sobre um problema. Então, como você diz a diferença? Infelizmente, é complicado.

A ciência do esguicho é limitada - e controversa. Mas é importante saber que borrifar (ou até jorrar) líquidos durante o sexo não é ruim! “O sexo pode ser confuso e [liberar] fluidos durante o sexo é normal e pode ser um sinal de excitação, como ejaculação ou esguicho”, diz Adrienne Ton, que é enfermeira, ao Women’sHealth.

Recomendados

A seguir, especialistas explicam as coisas alucinantes que os corpos fazem na cama para que você possa ficar tranquila, incluindo como saber se você está realmente prestes a fazer xixi ou tendo um orgasmo.

É possível que as donas de vagina façam xixi durante o sexo?

Sim, é possível fazer xixi durante o sexo. Mas isso não significa que o fluido que sai de você seja necessariamente urina.

Existem alguns problemas de saúde subjacentes que podem causar uma vontade intensa de urinar, ou até mesmo vazamento, durante a relação sexual. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, quase um quarto das mulheres nos Estados Unidos são afetados por um ou mais distúrbios do assoalho pélvico, levando à incontinência (também conhecida como perda do controle da bexiga), desconforto geral e/ou necessidade de atividade reduzida.

Mas se você está tendo incontinência, provavelmente não está acontecendo apenas durante o sexo. Pessoas com condições médicas “podem sofrer incontinência em outros momentos em que há pressão no assoalho pélvico e na bexiga, como tossir, espirrar ou rir”, diz Ton.

Se você tem certeza de que o fluido que está experimentando durante o sexo é xixi, ainda há mais o que investigar. Primeiro, você precisa descobrir que tipo de incontinência sexual você tende a ter. Existem dois tipos: incontinência durante a penetração e incontinência durante o orgasmo, de acordo com a praticante certificada de reabilitação pélvica Susie Gronski.

“A incontinência durante a penetração é mais comumente associada à incontinência urinária de esforço (IUE)”, diz ela também ao WH. E é a IUE que costuma estar associada a músculos fracos do assoalho pélvico.

Embora a maioria dos conselhos fáceis de encontrar sugira a realização de kegels/pompoarismo para fortalecer os músculos do assoalho pélvico, também é comum sofrer de um assoalho pélvico que está segurando muita tensão. E estar muito fraco ou muito apertado pode levar a essa sensação de necessidade de fazer xixi. Por isso, antes de iniciar uma nova rotina de exercícios para tentar corrigir o problema, é importante ser examinado e diagnosticado por um profissional primeiro.

Quanto à incontinência durante o orgasmo, Gronski diz que esta forma é menos comum do que a incontinência durante a penetração. Geralmente é causada por uma bexiga hiperativa. E como esse tipo de incontinência se alinha com o orgasmo, pode ser difícil distinguir do esguicho.

Esguicho é xixi?

Resposta curta: Não. Resposta mais longa: Não há consenso entre cientistas e médicos sobre o que exatamente está saindo das vaginas antes, durante e depois do orgasmo.

Na verdade, alguns especialistas estão dizendo que há mais de um tipo de fluido associado à excitação sexual e ao orgasmo feminino. Uma revisão de estudos publicado em Anatomia Clínica, os pesquisadores postularam que a ejaculação feminina e o esguicho “são fenômenos semelhantes, mas etiologicamente diferentes”.

Como eles são diferentes, exatamente? Bem, a ejaculação feminina ocorre quando o fluido é liberado em resposta à excitação ou clímax das glândulas parauretrais (também conhecidas como glândulas de Skene, localizadas na parede frontal da vagina e normalmente secretam fluidos contendo muco durante o sexo para ajudar na lubrificação), diz Gronski. “Na ejaculação, o fluido normalmente será uma pequena secreção branca e espessa”, acrescenta ela.

O esguicho, por outro lado, é mais raro do que a ejaculação feminina e “tende a acontecer mais durante a alta excitação ou clímax (orgasmo) e inclui fluido semelhante à urina que vem da uretra (onde a urina geralmente sai)” diz Gronski. Isso explica por que o ato de esguichar pode parecer que você está fazendo xixi.

Também é importante notar que o orgasmo e a ejaculação são processos biológicos separados (mesmo em pessoas com pênis). Ou seja, você pode ter um sem o outro. Ou você pode ter os dois, mas em momentos diferentes. Para pessoas com pênis, eles geralmente acontecem tão próximos ao mesmo tempo que você não consegue perceber a diferença. Mas para pessoas com vaginas, não é incomum que o esguicho aconteça primeiro - às vezes mais de uma vez - antes do orgasmo. E esse intervalo de tempo pode criar confusão adicional ou alimentar a suposição de que o fluido é realmente xixi.

Se você está procurando uma resposta mais definitiva para o que seu corpo está expelindo, Gronski recomenda administrar um teste de cheiro - para a ciência! (Óculos e luvas são opcionais.) Como ela aponta: “O cheiro de urina é simplesmente óbvio”. Mas, para um exame ainda mais detalhado, “coloque uma toalha embaixo da bunda e observe a cor”, sugere Gronski. “Se é amarelo e cheira a urina, você tem sua resposta.” Se não, você provavelmente acabou de esguichar pela primeira vez (parabéns!).

Ao tentar descobrir se é esguicho ou xixi, a cor e o cheiro não são as únicas características distintivas a serem observadas, diz Ton. “Você pode saber pelo tipo de fluido ou pela quantidade de fluido que sai. Branco é mais provável que seja de ejaculação. Muito fluido claro durante o orgasmo (mesmo depois de você ter esvaziado a bexiga antes do sexo) tem mais probabilidade de ser [resultado de] esguicho”.

Em última análise, o que mais importa durante o sexo é que você está se divertindo e sentindo prazer. Se você está realmente preocupado com a possibilidade de fazer xixi enquanto se deita e se suja (sem trocadilhos), jogue uma toalha antes para ficar tranquilo sobre a limpeza pós-coito.

Por que sinto vontade de fazer xixi? E o que posso fazer sobre isso?

Há uma série de coisas que podem contribuir para a sensação de que você precisa correr para o banheiro, diz Alyssa Dweck, ginecologista em Nova York. Principal entre eles? Você tinha que fazer xixi antes do sexo e não percebeu até que já estava ficando excitado.

Dweck diz que a pressão na bexiga – seja por causa de movimentos ou porque você decidiu tentar uma posição sexual mais criativa – pode fazer você perceber que precisa fazer xixi.

A secura vaginal, bem como a sensibilidade a um lubrificante ou preservativo, também pode causar irritação e inchaço ao redor da uretra e, posteriormente, levar à vontade de fazer xixi, acrescenta Dweck. Para descobrir qual é a causa raiz, Dweck recomenda eliminar possíveis irritantes e reintroduzi-los um de cada vez para ver se os sintomas desaparecem ou pioram. (Apenas não elimine o preservativo! Em vez disso, tente experimentar marcas diferentes.)

Quer ainda mais dicas para fazer suas escapadas sexuais à prova de xixi? A terapeuta ocupacional de saúde pélvica Lainie Givens oferece as seguintes sugestões:

  • Esvazie a bexiga antes de fazer sexo.
  • Reduza os irritantes da bexiga, como álcool, cafeína, nicotina e bebidas carbonatadas, pelo menos, duas horas antes de fazer sexo.
  • Considere mudar de posição para reduzir a quantidade de pressão na bexiga - como deitar de lado, ficar por cima ou ter um parceiro penetrando ou entrando em você por trás.
  • Considere a penetração superficial em oposição à penetração profunda – que pode exercer mais pressão sobre a bexiga.
  • Se você realmente precisa fazer xixi durante o sexo e isso a distrai do momento, faça uma pausa para usar o banheiro e retome o sexo depois.

Mas se você acha que esguichar ou ejacular está por trás de sua urgência urinária, você pode apenas aproveitar, diz Dweck. “Algumas mulheres optam por brincar na água – como sexo no chuveiro ou na banheira – então é mascarado.”

Se seu objetivo é esguichar, você pode jogar alguns brinquedos na mistura para estimular seu ponto G ou tentar posições diferentes (O terapeuta sexual e sexólogo Alex Robboy disse anteriormente à Women’s Health que as posições da mulher por cima são ideais para atingir o orgasmo feminino.)

Devo me preocupar com minha saúde se sempre preciso fazer xixi durante o sexo?

Depende.

Se você sente constantemente que precisa fazer xixi durante o sexo (ou está sempre tendo vazamentos), pode estar lidando com um problema de saúde subjacente, como uma infecção do trato urinário (ITU). Dweck diz que a urgência, a necessidade frequente de urinar - além de uma sensação de queimação ao fazê-lo - e os sintomas que pioram durante o sexo são características de uma ITU. Febre, sangue na urina, dor nas costas, mau cheiro e calafrios também são sinais de que é hora de consultar um médico. Alguns desses sintomas também podem ser sinais de uma IST, tornando duplamente importante marcar uma consulta médica.

Também pode ser hora de verificar novamente o armário de remédios - e ler as letras miúdas. Ton ressalta que alguns medicamentos são diuréticos, o que significa que eles fazem você urinar com mais frequência. Outras mudanças corporais e de vida também podem causar incontinência ou aumento da urgência, incluindo gravidez, parto ou menopausa.

Resumindo: é sempre uma boa ideia consultar o seu médico se estiver preocupado com a sua saúde e com o que o seu corpo está a fazer. Uma vez descartadas as causas médicas, é hora de abraçar todas as coisas incríveis que seu corpo pode fazer e todas as sensações que ele pode sentir, mesmo que, às vezes, o sexo fique confuso o suficiente para exigir uma capa de chuva.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

12 maneiras de aumentar sua libido e ter uma vida sexual mais satisfatória, de acordo com especialistas

8 dicas para transformar aquele sexo “mais ou menos” em um sexo incrível

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias