Sexualidade

12 maneiras de aumentar sua libido e ter uma vida sexual mais satisfatória, de acordo com especialistas

Se você precisa de uma ajuda nesse assunto, podemos ter a solução

12 maneiras de aumentar sua libido e ter uma vida sexual mais satisfatória, de acordo com especialistas

A nossa libido ou desejo sexual, é afetada por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais conhecidos como modelo biopsicossocial, segundo a ginecologista Dra. Alyssa Dweck, explica nesta matéria da Women’sHealth.

“Bio-” refere-se a condições médicas como: diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer – essencialmente qualquer coisa que possa causar alterações hormonais ou no fluxo sanguíneo, que podem influenciar o desejo sexual, explica Dweck. A dor vaginal associada à relação sexual (ou seja, vaginismo), bem como o envelhecimento, também podem influenciar a libido, acrescenta a ginecologista.

Enquanto isso, a parte “psicótica” deste modelo refere-se ao seu bem-estar emocional e a quaisquer problemas de saúde mental que possam afetar sua libido. Por exemplo, depressão e ansiedade, bem como histórico de abuso ou trauma – sexual ou não – podem afetar seu desejo sexual, diz Dweck.

Recomendados

É importante que, antes de começar a buscar soluções para o seu baixo desejo sexual, que você procure por uma opinião médica especializada. Como citado acima, muitos fatores podem influenciar esta parte da sua vida, por isso é interessante entender a sua origem.

Como posso aumentar meu desejo sexual?

Agora que você sabe o que pode estar influenciando a sua libido, o que você pode fazer para solucionar o problema? À frente, essas 12 dicas aprovadas por especialistas podem ajudar seu desejo sexual a voltar a ser como antes.

1. Faça um check-up

“Número um, faça um check-up médico”, diz Dweck. Você quer ter certeza de que não há nenhum problema médico ou medicamento que esteja prejudicando sua libido, então consulte seu ginecologista ou obstetra, ou um especialista em alterações hormonais para descobrir se essa é a causa ou riscá-la da lista.

2. Implemente escolhas de estilo de vida mais saudáveis

Talvez isso não seja uma surpresa, mas o consumo de álcool e tabaco pode afetar negativamente seu desejo sexual, de acordo com estudos e pesquisas anteriores. Portanto, embora seja mais fácil falar do que fazer - especialmente no caso do vício - tente ao máximo reduzir essas substâncias.

E se você está sempre cansado na hora do sexo, pense em dormir mais e/ou melhorar sua rotina de exercícios - ou o contrário, malhar menos. Mudar sua programação pode ajudá-lo a encontrar seu ponto sexy ideal.

3. Gerencie seu estresse e ansiedade

Estresse e ansiedade aumentam os níveis de cortisol, que por sua vez diminuem sua libido, então, para melhorar seu desejo sexual, tente controlar seus níveis de estresse e ansiedade, diz a ginecologista Monica Grover.

Você pode até pensar em cuidar de si mesma - tanto depois de um dia estressante quanto antes de fazer sexo. Talvez você tome um banho de espuma depois do trabalho para se abrir e aliviar o estresse do dia.

4. Priorize sua saúde mental

Se um histórico de trauma sexual está atrapalhando sua capacidade de acessar o prazer, considere obter ajuda para ajudá-lo a tratar esse trauma, depressão ou ansiedade, diz Glover.

Você pode querer falar com um psicoterapeuta licenciado especializado em seu tipo específico de trauma - ou, melhor ainda, um terapeuta sexual que pode orientá-lo na liberação de qualquer sentimento de vergonha ou constrangimento em relação ao sexo e ao prazer próprio.

5. Descubra o seu estilo de desejo

A terapeuta sexual Rachel Smith, explica que existem dois tipos de desejo: espontâneo e responsivo. O desejo espontâneo é o que normalmente é mostrado nos filmes e na mídia; descreve alguém que sente uma necessidade mental ou emocional de sexo, primeiro, à qual seu corpo responde rapidamente depois disso, diz ela. As pessoas com esse estilo de desejo funcionam como um “interruptor de luz”, explica Smith. “O sexo está mais em primeiro plano em suas mentes – eles provavelmente estão iniciando o sexo com mais frequência, porque está mais disponível para eles.”

Aqueles com desejo responsivo, no entanto, precisam primeiro da excitação física, depois vem o desejo mental e emocional de sexo, explica Smith. “Isto é como o interruptor dimmer.” Essas pessoas precisam estar em experiências sexuais para que o desejo de sexo clique em suas mentes, acrescenta ela. Eles não costumam iniciar o sexo, mas quando estão no meio dele, pensam: “Isso é ótimo”.

A excitação - a resposta fisiológica aos estímulos sexuais - muitas vezes segue o desejo - o desejo de sexo - por isso é importante se familiarizar com seu estilo de desejo para descobrir o que você - e seu parceiro sexual - precisam para conseguir.

Claro, é verdade que, se você não quer sexo, não deveria fazê-lo, mas esse pensamento às vezes pode ser um desserviço para aqueles com desejo responsivo, diz Smith. “Desde que o sexo seja consensual, você não precisa querer sexo para fazer sexo, na verdade”, diz ela. Para aqueles com desejo responsivo, é exatamente o oposto, pois seu desejo começa de um lugar de boa vontade versus desejo.

6. Descubra o que te liga e desliga

Você não pode comunicar quais são suas necessidades sexuais com um parceiro se você mesmo não conhece seus aceleradores - liga - e freios - desliga. “E essa é realmente a única maneira – sendo capaz de se comunicar com seu parceiro – de que você aprenderá como desenvolver um bom sexo ou experimentar uma experiência sexual positiva e prazerosa”, diz Smith.

Smith explica que, nesta sociedade, a responsabilidade de descobrir o que o excita e o que o desativa é atribuída aos parceiros, quando na verdade é sua própria responsabilidade descobrir o que o ajuda a atingir o orgasmo. Uma maneira de descobrir o que leva você a um grande O é através do prazer próprio, é claro. Mas ainda uma outra maneira…

7. Explore o conteúdo erótico

O envolvimento com vídeos e livros pornográficos não apenas ajuda você a ver o que pode excitá-lo, mas também ajuda a colocar o amor no cérebro, à la Rihanna. “Isso se chama biblioterapia, que é apenas uma maneira elegante de dizer o uso de ferramentas como vídeos ou textos para tentar colocar pensamentos sexuais no cérebro”, diz Dweck. “Quanto mais isso for feito de forma voluntária, mais [o desejo por sexo] se tornará espontâneo.”

8. Trabalhe em sua conexão emocional

Em Para ter uma forte conexão sexual, primeiro você precisa desenvolver um forte vínculo emocional. Se você não está se sentindo cuidado pelo seu S.O., provavelmente não vai querer ficar entre os lençóis com eles.

Certifique-se de que você está se sentindo seguro e pode confiar em seu parceiro, e então o resto virá, diz Smith.

9. Agendar sexo.

Sinceramente, quando você está sempre ocupado com horários de trabalho, tarefas e cuidados infantis, pode ser difícil entrar no clima. Uma solução: colocar “sexo” no Google Agenda.

Para casais de longa data, especialmente, ter um tempo conveniente e dedicado para se envolver na intimidade pode ajudar a aliviar um pouco do estresse e da pressão de manter a chama viva, diz Dweck.

10. Passe mais tempo nas preliminares

Uma grande influência para um baixo desejo sexual, especialmente para casais de longa data, é o tédio e ficar preso a uma rotina ou rotina. Para sair desse ciclo vicioso de apenas “acertar e desistir” e acessar novamente o prazer, Grover recomenda passar mais tempo se aquecendo antes de ir para o evento principal.

Você pode até considerar experimentar um novo movimento sexual que aprendeu em um vídeo erótico ou trazer brinquedos sexuais como grampos de mamilo ou uma varinha mágica.

11. Livre-se das expectativas.

Muitas vezes, as pessoas estão tão focadas em como “deveriam” aparecer sexualmente ou em como seu corpo aparece no calor do momento que não estão presentes o suficiente para se divertir totalmente e se conectar com seu parceiro, explica Smith. O sexo, portanto, torna-se algo indutor de pressão, em vez de algo agradável.

Para aumentar seu desejo por sexo e atingir o máximo prazer, Smith recomenda “diminuir a velocidade e cheirar as rosas”. Em outras palavras, alivie a pressão para executar uma determinada maneira.

Suas expectativas de relacionamento são realistas?

Pense no sexo não como algo que você faz, mas como um lugar que você vai para ficar junto e ter uma experiência diferente, diz ela. Assim que você conseguir deixar todas essas outras coisas de lado, poderá realmente experimentar a conexão disponível.

12. Considere intervenção médica

Se o seu baixo desejo sexual está realmente causando angústia e você está descobrindo que nenhum desses remédios naturais está funcionando para você, a intervenção médica é uma opção, diz Dweck.

E se você não conseguir acessar totalmente o prazer da maneira que gostaria devido ao sexo doloroso e isso afetar gravemente seu desejo sexual, considere a terapia de reposição hormonal, diz Dweck. Esse tratamento ajuda principalmente a tratar a dor e a secura vaginal, que geralmente andam de mãos dadas, observa ela.

No final, se você não estiver satisfeito com o estado de sua libido agora, saiba que há esperança. Por meio de uma comunicação aberta, alguma auto-exploração e autocuidado e um parceiro atencioso, você certamente encontrará uma frequência - além de alguns novos movimentos sexuais - que os deixarão felizes e (consensualmente) práticos.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

8 dicas para transformar aquele sexo “mais ou menos” em um sexo incrível

Estes são os 5 benefícios de uma vida sexual saudável

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM