Sexualidade

Estes são os 5 benefícios de uma vida sexual saudável

Confira quais são as vantagens físicas, emocionais e psicológicas

Estes são os 5 benefícios de uma vida sexual saudável

Muitas vezes pensamos em sexo apenas como prazer, mas a verdade é que o ato também oferece benefícios físicos, emocionais e psicológicos. O sexo pode queimar calorias, aumentar a saúde do coração, ajudar com a dor e aliviar o estresse.

Então, quantas vezes você precisa fazer sexo para colher os frutos? A psicóloga Kia-Rai Prewitt, explica como o sexo pode beneficiá-lo neste artigo publicado no site healthessencials, da Cleveland Clinic.

Fazer sexo é bom para você?

Sim, ter uma vida sexual saudável traz muitas vantagens. “Pensamos em sexo como algo que é apenas para prazer, reprodução ou intimidade”, diz a Dra. Prewitt. “Muitas pessoas não percebem quantos benefícios o sexo pode ter.”

Recomendados

Ela diz ainda que, para obter os benefícios do sexo, você deve fazer sexo pelo menos uma ou duas vezes por semana. E se você não está em um relacionamento sério, pode obter os mesmos resultados por meio da masturbação.

“Você pode aprender coisas sobre seu corpo - o que é bom ou não”, diz a Dra. Prewitt. “Pode ser um calmante.”

Se você tem dificuldade em ter um orgasmo – uma ocorrência comum em mulheres – não se preocupe.

“Apenas ter uma vida sexual saudável pode aumentar a autoestima, a autoconfiança e sua capacidade de sentir prazer”, diz a Dra. Prewitt. “Mas também ajuda a se conectar com seu parceiro e desenvolver intimidade emocional.”

Os benefícios são diferentes para mulheres e homens?

Para as mulheres e aquelas atribuídas ao sexo feminino no nascimento (AFAB), o sexo pode ajudar a trabalhar os músculos pélvicos, o que pode ajudar na incontinência urinária e no controle da bexiga.

“Quanto mais as mulheres fazem sexo, mais isso pode ajudar na lubrificação vaginal, especialmente se você costuma sentir dor durante o sexo”, explica a Dra. Prewitt.

Quando se trata de homens e aqueles atribuídos ao sexo masculino no nascimento (AMAB), ter um orgasmo ou ejacular com frequência vem com seu próprio benefício.

“Estudos mostraram que pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata”, observa a Dra. Prewitt. “E isso seja com um parceiro ou através da masturbação.”

Benefícios de uma vida sexual saudável

Então, como o sexo pode melhorar sua vida? Aqui estão algumas maneiras.

  • Queima calorias

O sexo pode ser uma forma de exercício moderado – queima cerca de 150 calorias por hora, de acordo com a pesquisa. Mas não desista de sua academia.

“A American Heart Association recomenda que os adultos pratiquem pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada, além de atividades de fortalecimento muscular, como usar pesos pelo menos duas vezes por semana para manter uma boa saúde”, diz a Dra. Prewitt.

A Dra. Prewitt acrescenta que o sexo também pode ajudar a fortalecer diferentes músculos do corpo.

“Dependendo de como as pessoas são criativas, você pode trabalhar em músculos diferentes”, diz ela. “Definitivamente pode ser uma forma de exercício.”

  • Ajuda na saúde do coração

Um estudo sugere que as mulheres que tiveram relações sexuais frequentes eram menos propensas a sofrer um evento cardiovascular mais tarde na vida.

“Fazer sexo pode melhorar sua resistência”, diz a Dra. Prewitt. “E, assim como os exercícios, quem faz sexo com frequência tende a prestar atenção à saúde do coração. Eles estão comendo melhor.”

Mas esse mesmo estudo adverte que sexo frequente pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares em homens, contradizendo pesquisas anteriores.

“O risco de ter um ataque cardíaco é elevado durante a atividade física para pessoas com sintomas de doença cardíaca, por isso é importante que os homens falem com seu médico sobre os riscos de ter um ataque cardíaco durante o sexo”, aconselha a Dra. Prewitt.

  • Ajuda o seu sistema imunológico

Pesquisas mostram que indivíduos que praticam sexo uma ou duas vezes por semana têm mais imunoglobulina A (IgA) em sua saliva. O anticorpo ajuda a prevenir doenças e pode ajudar na defesa contra o papilomavírus humano (HPV).

E quando você tem um orgasmo, seu corpo libera oxitocina. “Isso pode realmente ajudá-lo a adormecer”, diz o Dr. Prewitt. “E se você está dormindo bem ou dormindo o suficiente, isso também pode ajudar a impulsionar seu sistema imunológico porque você está descansando o que seu corpo precisa para se recuperar.”

  • Reduz a dor

Durante o sexo, seu corpo libera endorfinas. Essas endorfinas atuam como analgésicos naturais do seu corpo.

Para aqueles com enxaquecas ou dores de cabeça, a pesquisa mostra que o sexo também pode ajudar a aliviar a dor. Também pode ajudar aqueles que têm dor durante a relação sexual.

“Ter atividade sexual regular realmente ajuda a construir músculos do assoalho pélvico e torná-lo menos doloroso”, diz o Dr. Prewitt.

  • Alivia o estresse

O cortisol é o principal hormônio do estresse do seu corpo. Quando você está em uma situação estressante, seus níveis de cortisol aumentam.

Mas a pesquisa mostra que aqueles que fazem sexo ou são íntimos de seus parceiros veem seus níveis de cortisol voltarem ao normal.

A oxitocina e as endorfinas que seu corpo libera durante o sexo podem ajudar a diminuir os níveis de cortisol.

“Existem muitas outras maneiras pelas quais as pessoas podem experimentar alegria ou felicidade, que não estão ligadas apenas ao sexo”, diz o Dr. Prewitt. “Se você tem um parceiro e não consegue ter relações sexuais, ainda há uma conexão emocional devido a passar o tempo juntos e fazer as coisas que você gosta. Envolver-se em relacionamentos com pessoas em quem você confia e que o apoiam, essas coisas também são benéficas para a saúde mental”.

É importante lembrar de praticar sexo seguro usando camisinha ou outra forma de contracepção. Aqueles que fazem sexo desprotegido têm um risco aumentado de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada.

Se você perceber que a intimidade sexual é regularmente desconfortável, o Dr. Prewitt recomenda falar com seu médico ou um especialista em saúde mental.

Mas se você está fazendo sexo com um parceiro ou por meio da masturbação, ter um relacionamento saudável com seu corpo e sexo pode compensar a longo prazo.

“A sexualidade é normal, é apenas uma parte da vida”, tranquiliza o Dr. Prewitt. “As pessoas têm diferentes experiências com sexo e como se sentem confortáveis com isso e falando sobre isso. Acho que o importante é saber que é uma parte normal da experiência humana.”

· · ·

+ SEXUALIDADE:

10 verdades sobre sexo em relacionamentos de longo prazo e por que ele diminui com o tempo

Mulheres mais velhas podem ser sexualmente ativas? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre sexo aos 80 anos ou mais

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM