Adotar hábitos saudáveis para perder peso não é uma tarefa fácil. No entanto, para alcançar os resultados desejados, além do foco e disciplina, o acompanhamento de um profissional é extremamente importante para que os seus esforços não sejam em vão.
ANÚNCIO
Uma boa alimentação, por exemplo, é também um dos pilares durante o processo de emagrecimento. No entanto, embora muitas pessoas não saibam, existem sementes com efeitos complementares que podem ser ótimas quando se trata de combater o excesso de peso.
Sendo assim, que tal conhecer algumas delas para adicionar em sua dieta diária hoje mesmo? Confira 5 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde.
1. Sementes de chia
Segundo é afirmado em um estudo da Universidade da Paraíba, a chia é uma das variedades de sementes para perder peso mais destacadas. Elas são conhecidas por seu alto teor de fibras solúveis e insolúveis, além de seus antioxidantes.
A ingestão das sementes de chia é um suporte para combater a digestão lenta e a constipação. Além do mais, aumentam o metabolismo e diminuem o acúmulo de gordura abdominal.
Por causa de suas gorduras insaturadas, podem ajudar também contra os altos níveis de colesterol ruim e triglicerídeos. Seu conteúdo calórico é baixo e possui proteínas e carboidratos que podem colaborar para manter um ótimo nível de energia.
2. Sementes de girassol
As sementes de girassol são excelentes aliadas para frear a ansiedade e o excesso de peso, segundo estudo da Vidya Europe SAS. Elas concentram enorme quantidade de vitamina E, um nutriente antioxidante que auxilia no combate de efeitos dos radicais livres, de acordo com pesquisa da Faculdade de Medicina do Governo e Hospital SMHS.
ANÚNCIO
As contribuições de minerais e vitaminas do complexo B das sementes de girassol podem ajudar a fortalecer os músculos e diminuir a fadiga. Elas fornecem também uma pequena colaboração de aminoácidos e carboidratos, que auxiliam a manter o bom ritmo do metabolismo.
Seus ácidos graxos insaturados ajudam a estimular a limpeza arterial e a reduzir a presença de lipídios nocivos no sangue.
3. Sementes de coentro
As sementes de coentro são um pequeno fruto marrom que se distinguem pelo seu suave sabor cítrico. Seus fitonutrientes estimulam a atividade do metabolismo e ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.
Elas possuem óleos essenciais que otimizam a produção de insulina, o que é importante para transformar açucares em fontes de energia. Aliviam também as dificuldades digestivas, e contém efeito depurativo que promove a eliminação das toxinas retidas.
4. Sementes de gergelim
As sementes de gergelim são conhecidas no mundo todo por suas aplicações dietéticas e medicinais, pois cuidam do peso e previnem doenças. Sua pequena contribuição de niacina ajuda a diminuir a sensação de ansiedade para frear o desejo incontrolável de comer.
Elas possuem aminoácidos que apoiam na formação de massa muscular, melhorando o desempenho físico. São também uma fonte de fibra dietética, recomendado para melhorar a digestão e controlar o colesterol. Seus antioxidantes protegem as células contra o estresse oxidativo e atuam em favor dos órgãos excretores, a fim de eliminar o desperdício.
5. Sementes de linhaça
As sementes de linhaça possuem importantes doses de fibras, polifenóis e ácidos graxos essenciais, que atuam de forma benéfica no metabolismo. Sua pequena contribuição de ômega 3 aumenta a sensação de vitalidade e melhora a saúde cardiovascular, principalmente porque ajuda a diminuir o colesterol, segundo estudo da Universidade Federal Fluminense.
Elas são suaves com o sistema digestivo e seus géis naturais lubrificam o cólon para facilitar a expulsão dos resíduos. Possuem também um efeito prolongado de saciedade que diminui a tendência de comer ‘junk food’ ou lanches rápidos
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.