Estilo de Vida

Não jogue fora suas orquídeas: veja esses truques para elas voltem a florescer

Se tiverem folhas verdes, suas orquídeas podem florescer novamente

Não jogue fora suas orquídeas: veja esses truques para elas voltem a florescer
Não jogue fora suas orquídeas: veja esses truques para elas voltem a florescer (Foto: Reprodução/Pexels)

As orquídeas são uma das flores mais queridas entre os brasileiros e sem dúvida, uma ótima opção para ter dentro de casa, principalmente pela grande variedade da espécie. No entanto, é muito comum que algumas pessoas se desfaçam da planta depois que ela perde as flores.

ANÚNCIO

Mas é possível que elas voltem a florescer, se dermos à elas os cuidados certos, como escolha do lugar onde elas ficam e mais uma série de cuidados essenciais. Portanto, antes de se livrar da sua quando terminar o processo de floração, tente essas dicas. Poucas coisas são mais satisfatórias para um verdadeiro amante de plantas, do que ver as suas florescendo novamente.

Onde colocar a orquídea para que ela volte a florescer

As orquídeas precisam estar em locais que reproduzam ao máximo as condições em que são encontradas na natureza. Elas são plantas epífitas, ou seja, agarram-se à copa das árvores com as raízes e crescem em áreas tropicais.

Recomendados

Elas vivem de umidade e gostam de luz mais do que tudo no mundo, então o lugar ideal para elas é um banheiro com janela. Se não tiver essa opção, podemos sempre tentar reproduzir essas condições em qualquer outro cômodo da nossa casa.

Não é necessário que as coloquemos na sombra, elas gostam de luz direta e fica bem com o sol. Claro, se virmos que as raízes secam muito, será um sinal de que ela precisa de uma umidade ambiental maior.

Passo a passo para fazer sua orquídea florescer novamente

No momento em que sua orquídea está sem flores e está ‘adormecida’ há algum tempo, podemos aproveitar para fazer um arranjo que a deixa preparada para uma nova floração.

  • Remova o substrato original. Tire a planta do vaso e separe todo o substrato de suas raízes. Faça com cuidado para não danificar as que estiverem em bom estado.
  • Corte as raízes velhas. Se a sua orquídea tem raízes marrons que parecem ocas, você pode cortá-las sem problemas. Sempre faça isso com uma tesoura bem limpa. Você também pode retirar a parte do caule que já cresceu mais e não tem raízes em bom estado.
  • Coloque a planta no vaso. Você pode usar o mesmo vaso, já que as orquídeas gostam de ficar “apertadas”. Use um novo substrato específico para orquídeas à base de casca de pinheiro e preencha com ela todas as lacunas que ficarem entre as raízes de sua planta. Lembre-se que o pote deve ser sempre transparente.
  • Limpe as folhas. Aproveite para retirar qualquer poeira restante das folhas da planta. Faça isso com um pano macio e umedecido com água. Não use óleo ou qualquer coisa que não seja água. Cuidado com o acúmulo de água nas cavidades centrais das folhas para evitar o apodrecimento.
  • Corte os talos secos. Depois de ter sua planta pronta, você pode cortar as hastes florais que já estão secas, elas nunca mais brotarão uma flor. Se você quiser aparar uma parte que está verde por qualquer motivo, faça o corte logo abaixo de onde ela floresceu pela última vez. Pode florescer novamente de um dos botões inferiores.
  • Rega. Se você fez cortes em sua orquídea ao remover as raízes secas ou o caule, espere no mínimo dois dias antes de regá-la. Lembre-se de fazê-lo sempre por imersão.
  • Adicione um bioestimulador. Você pode usá-lo em qualquer formato, embora o spray funcione especialmente bem. Basta borrifar nas folhas da planta seguindo as instruções do fabricante. Existem também outros que permitem adicioná-lo à água de irrigação ou usar as barras que são colocadas no substrato.

Cuidados básicos para a sua orquídea

As espécies mais comuns de orquídeas são muito fáceis de cuidar e crescem bem dentro de casa. Com uma boa localização e cuidados básicos, florescerão ano após ano sem problemas.

  • Regue-as sempre por imersão. Normalmente, quando as raízes das orquídeas apresentam um aspecto acinzentado e até um pouco enrugadas, é sinal de que estão com falta de água. Coloque-os em imersão, em um recipiente grande com vários dedos de água. Você saberá que está bem regado quando vir suas raízes verdes e suculentas.
  • Use um substrato à base de casca de pinheiro. É muito arejado e as orquídeas não precisam ser plantadas no solo, pois são plantas aéreas que crescem na copa das árvores.
  • Forneça-lhes boa umidade ambiental. Borrife água, coloque-as em um prato com pedrinhas e um pouco de água ou, no inverno, se tiverem um radiador por perto, coloque um pano úmido sobre ele.
  • Necessitam de luz abundante. Quanto mais melhor. De fato, você notará que, uma vez que ela perde suas flores originais e brota novamente, suas hastes florais sempre crescem na direção das janelas, até mesmo girando de maneiras marcantes.
  • Fertilize de vez em quando. Os fertilizantes podem fazer a diferença em qualquer planta, mas com uma orquídea eles fazem maravilhas. Cada fabricante e formato tem um método de uso diferente, siga as instruções do rótulo e logo verá os resultados.

· · ·

+ PLANTAS E DECORAÇÃO:

Feng Shui: as 4 coisas que você sempre deve ter na sua casa para atrair dinheiro

Mantenha seus cactos e suculentas saudáveis com esses 3 ingredientes super fáceis

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias