Estilo de Vida

Conheça os benefícios e saiba como cuidar da lavanda em casa: de boas energias a espantar insetos

A lavanda é um planta importante no Feng Shui e pode trazer inúmeros benefícios

Conheça os benefícios e saiba como cuidar da lavanda em casa: de boas energias a espantar insetos
Conheça os benefícios e saiba como cuidar da lavanda em casa: de boas energias a espantar insetos (Foto: Reprodução/Pexels)

A lavanda ou alfazema, como também é conhecida no Brasil, é uma das plantas aromáticas mais populares, devido à sua cor e ao incrível aroma que exala, que ajuda a aromatizar a nossa casa e cria ambientes cheios de paz e harmonia.

ANÚNCIO

Para o Feng Shui, a lavanda é muito indicada quando o assunto é relaxamento, a lavanda também traz um astral poderoso em casa graças a suas propriedades de limpeza. Ela está associada à cura e tranquilidade, ao amor e à purificação, podendo ser cultivada em pequenos vasos.

Ela também é ótima para afastar insetos da sua casa. Mas talvez um de seus maiores benefícios, seja a facilidade de ser cultivada em casa. Esta planta arbustiva não é muito complicada de cuidar, tanto em vaso quanto plantada no jardim.

Recomendado:

Pelo contrário, sendo uma planta silvestre, pode crescer a pleno sol, mesmo em zonas rochosas. É resistente ao frio e sua floração espetacular ocorre de meados da primavera até o final do verão. Além disso, não requer muita água, por isso esta planta é ideal para períodos de seca.

As dicas para cuidar da lavanda

Para começar, você deve procurar ventilação adequada. Neste sentido:

  • Precisa de pelo menos 6 horas de sol por dia.
  • Precisa de espaço e boa ventilação. Se você plantá-la no chão, ela precisa de espaço, então não a coloque perto de outras plantas. Em um pote, esses recipientes devem ter um diâmetro entre 30 e 40 cm.
  • Na hora de regar, não é uma planta que precisa de muita água.
  • Em clima quente, você deve doá-lo uma ou duas vezes por semana.
  • A irrigação deve ser feita sempre que o substrato estiver completamente seco. Se você perceber que a terra ainda tem um pouco de umidade, espere um pouco.
  • É importante não molhar os ramos e flores para evitar que sejam afetados pelo aparecimento de fungos.
  • O solo, ou o vaso, deve ter boa drenagem para retirar o excesso de água. Se você não fizer isso, suas raízes apodrecerão.
  • É especialmente importante evitar que a água se acumule no inverno, porque se as raízes congelarem, a planta pode morrer mesmo suportando bem o frio.

Também é importante que você forneça o solo certo. É melhor que você plante em um substrato alcalino. E se o solo for ácido, você pode compensar com um substrato adequado. Pode ser necessário adicionar um pouco de cal para aumentar o pH.

Outro fato: a lavanda não precisa de adubo. Além do mais, se você fertilizar demais, é provável que as flores de sua planta percam seu aroma poderoso. Nos casos em que a lavanda é plantada em um vaso, você pode adicionar uma solução mínima de fertilizante antes da época de floração.

E, finalmente, você deve podar a lavanda no início da primavera ou no início do outono. Assim você fará com que a planta cresça mais forte. A poda nunca deve ultrapassar a metade do tamanho da planta.

· · ·

+ PLANTAS E DECORAÇÃO:

Feng Shui: onde colocar os elefantes para atrair abundância e prosperidade para sua casa

5 plantas que florescem o ano todo e são perfeitas para decorar e equilibrar as energias da sua casa

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags


Últimas Notícias