Saúde e Bem-estar

8 dicas simples que podem te ajudar a recuperar a firmeza no abdômen pós-parto

Disciplinas que envolvem respiração profunda e o abdômen, como o yoga, são opções perfeitas para liberar estresse, corrigir posições e modelar o corpo

Mãe fazendo yoga com o filho
Reprodução/Pexels (pexels.com)

A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. Significa ter crescendo dentro de você a pessoa mais importante de sua vida, alguém que irá proporcionar alegria para os seus dias, e que você protegerá e amará incondicionalmente.

ANÚNCIO

No entanto, ainda que estar grávida seja um momento mágico, existem alguns pontos desagradáveis que a maioria das mulheres vivenciam como as instabilidades emocionais, a mudança de peso, dores no corpo, enjoos, entre outros.

Após o nascimento do bebê, mais obstáculos podem surgir, como por exemplo, a flacidez abdominal. Ela é bastante comum já que, a pele da barriga sofre distensão.

Recomendados

Entretanto, ainda que seguir a recomendação médica seja fundamental, existem dicas que podem ajudar as mamães a voltarem para a figura de antes. Sendo assim, que tal conhecer algumas delas? Veja 8 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:

1. Beber muita água

Uma das causas principais da flacidez abdominal pós-parto é a retenção de líquidos. Portanto, beber pelo menos 2 litros de água por dia reduz o inchaço da barriga.

2. Fazer caminhada

Caminhar, até mesmo dentro de casa, por pelo menos 20 minutos, pode ajudar a controlar a retenção de líquidos tanto no abdômen como nas pernas, por exemplo. Com o passar do tempo, na medida do possível, mude para corrida ou qualquer outra dinâmica aeróbica.

3. Hidratar a pele

O abdômen pós-parto necessita de hidratação intensa para tonificar os músculos. Cremes e óleos favorecem a reestruturação da pele. Loções com óleos de jojoba, argan, karité e amêndoas doces, por exemplo, são alternativas para reafirmar o excesso de pele.

4. Ter uma alimentação saudável

A alimentação durante e após a gestação deve ser equilibrada e saudável, já que previne a retenção de líquidos e estimula os músculos. Por isso, é importante incluir no cardápio frutas, cereais, alimentos que possuam ômega-3 e vegetais de folhas verdes.

5. Amamentar

A amamentação colabora para o processo de recuperação do corpo. De acordo com o Guia de Cuidados Para Recém-Nascidos da Johnson’s, quando uma mulher amamenta, o bebê extrai eletrólitos e substâncias nutritivas por meio do leite materno, fazendo com que a mãe emagreça. Ao perder peso desta forma natural, acelera-se a redução do volume abdominal.

6. Fazer yoga

As disciplinas que envolvem respiração profunda e o abdômen, são opções perfeitas para liberar estresse, corrigir posições e modelar o corpo. O yoga e o pilates se destacam entre as alternativas e mescla-los com alguns exercícios aeróbicos pode ser ainda melhor.

7. Realizar abdominal hipopressivo

Os abdominais hipopressivos baseiam-se na prática rítmica de posturas distintas e apneias respiratórias para recuperar as condições do assoalho pélvico e do abdômen.

8. Técnica Tupler

A técnica ‘Tupler’ firma o abdômen se estiver relacionado a um diagnostico de diástase. Corresponde em rotinas que misturam respirações profundas e movimentos para contrair e elevar os músculos transversais da região. De acordo com a criadora do método, Julia Tupler, a repetição dos exercícios deve ser feita diversas vezes ao dia.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/06/vai-malhar-na-academia-durante-o-verao-6-dicas-de-como-fazer-isso-cuidando-da-sua-saude/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/04/conheca-6-dicas-maravilhosas-que-vao-te-ajudar-a-proteger-os-labios-do-sol/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias