Saúde e Bem-estar

Vai malhar na academia durante o verão? 6 dicas de como fazer isso cuidando da sua saúde

Por causa do calor intenso nesta época do ano, é fundamental dar aos músculos tempo suficiente para que se recuperem

Mulher na esteira

Há algumas semanas, entramos em uma das estações do ano mais aguardadas pela maioria das pessoas: o verão. Caracterizado por seus dias quentes e ensolarados, ele é a época perfeita para aproveitar uma piscina ou organizar uma viagem à praia com os amigos e a família.

Ainda que o verão seja uma estação onde muita gente resolve sair um pouco da rotina e simplesmente aproveitar, outras preferem seguir suas práticas habituais, como por exemplo, seguir com os treinos na academia.

No entanto, é preciso tomar cuidado e treinar cuidando bastante da saúde. Sendo assim, que tal algumas dicas de como fazer isto? Confira 6 a seguir, extraídas do portal Melhor Com Saúde:

Recomendados

1. Evite as horas de alta temperatura

É importante evitar malhar nos momentos em que os picos máximos de calor são atingidos. Tente ser flexível em seu planejamento para poder mudar qualquer treinamento se necessário e em consequência de qualquer previsão ligada a ondas de calor que possam lhe afetar.

2. Se atente a vestimenta

A meta é que você se sinta fresca e que as roupas não se transformem em um empecilho que possam deixá-la desconfortável. Separe roupas que tenham propriedades adicionais para o exercício como repelência a bactérias, isolamento térmico e resistência ao fogo, por exemplo.

3. Tenha sempre uma toalha

Ao se exercitar no verão, é bastante provável que você transpire mais e precise de uma toalha para se manter seca e confortável. Além do mais, pode ocorrer que você queira evitar contato com os equipamentos e móveis que outras pessoas usaram. Desta forma, a toalha servirá para que não encoste neles.

4. Mantenha a hidratação

O corpo é composto de 70% água, por isso é importante seu consumo durante o exercício. Além da água, existem também outras bebidas especificas que podem ajudar, dependendo do tipo de rotina que você possui. Se os exercícios são extensos, com baixas temperatura e fazem com que transpira pouco, o mais aconselhável são bebidas hipertônicas que contém componentes como água, eletrólitos e carboidratos simples ou complexos.

Já nos casos de se exercitar em locais intensos e quentes, onde os níveis de transpiração são maiores, deve-se ingerir bebidas isotônicas, que incorporam sais de reidratação e açúcares, ajudando a repor energia e líquidos, retardando a fadiga e prevenindo ataques cardíacos e câimbras. No entanto, é importante lembrar que, antes de ingerir estas bebidas, deve-se consultar um profissional.

5. Controle a magnitude

É importante que você contenha o grau com que progride na rotina, pois se aumentar a intensidade sem limites, pode começar a forçar o corpo. O verão exige mais tranquilidade que o habitual para suportar o calor e as sensações térmicas.

6. Descanse

Por causa do calor intenso no verão, é fundamental dar aos músculos tempo suficiente para que se recuperem. Caso você treine regularmente em qualquer época do ano, tente aumentar os minutos de descanso entre as séries de exercícios. Se o combinar com exercícios de respiração, irá aumentar sua capacidade de carregar as baterias no menor tempo possível.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/04/conheca-6-dicas-maravilhosas-que-vao-te-ajudar-a-proteger-os-labios-do-sol/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/03/nao-tem-ar-condicionado-em-casa-confira-outras-maneiras-de-sobreviver-as-ondas-de-calor-neste-verao/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM