Saúde e Bem-estar

Não tem ar condicionado em casa? Confira outras maneiras de sobreviver as ondas de calor neste verão

Quando a temperatura estiver muito alta, coloque os pulsos na água fria alguns instantes, por exemplo

Mulher em frente ao ventilador

Há algumas semanas, entramos em uma das estações do ano mais guardadas pela maioria das pessoas: o verão. Marcado por seus dias quentes e ensolarados, é a época perfeita para juntar a família e os amigos e aproveitar as férias em uma viagem à praia ou piscina.

No entanto, muitas pessoas não conseguem planejar uma viagem para curtir o verão e acabam passando a temporada inteira em casa. Por causa disso, pode ser complicado sobreviver as ondas de calor, principalmente quando não se tem um ar condicionado. Sendo assim, que tal conhecer outras maneiras de conseguir isto? Confira 7 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:

1. Afaste as ondas de calor desnecessárias

É fundamental fazer o possível para não gerar ainda mais calor do que o que já está entrando em sua casa. Para isto, desligue ou remova equipamentos elétricos quando não estiverem em uso e apague luzes desnecessárias, inclusive as lâmpadas, que também são outra fonte de geração de calor. Tente usar LEDs ou lâmpadas de baixa potência.

Recomendados

2. Abaixe as persianas e mantenha as cortinas fechadas

Se pela manhã, a atmosfera estiver mais fresca, abra as janelas para renovar o ar. No entanto, quando a temperatura subir, é aconselhável fechá-las e abaixar as persianas. Se tiver uma varanda em casa, pode-se abrir o toldo para evitar raios solares.

3. Utilize gelo e ventilador

Com um ventilador, sal e gelo, você pode obter um substituto caseiro do ar condicionado. Para fazer isto, basta adicionar em um recipiente de metal o gelo e o sal e colocar na frente do ventilador.

4. Gere pequenas correntes de ar

As janelas que saem o ar devem ficar totalmente abertas. Já as que entram o ar, têm de ficar abertas somente um pouco. Neste caso, elas precisam ser as que levam o vento para as áreas internas da casa, onde o ar é mais escasso.

5. Regule o ventilador de teto

Os ventiladores de teto devem ser regulados antes do verão e depois dele. Com a chegada da estação mais quente, ele deve ser programado para girar no sentido anti-horário. Desta forma, irá gerar uma corrente de ar capaz de resfriar o ambiente.

6 Diminua a umidade do ambiente

Evite fazer refeições que demorem muito para ficar prontas, pois o calor e o vapor da água ajudam a criar um ambiente sufocante. A água que evapora do banheiro e as roupas penduras dentro de casa também podem deixar o ar carregado e roubam o frescor.

7. Coloque as mãos e os pés na água fria

Quando a temperatura estiver alta, coloque os pulsos na água fria por alguns instantes. Faça a mesma coisa com os pés e refresque também o rosto e o pescoço.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/02/siga-estas-7-dicas-se-voce-deseja-emagrecer-sem-fazer-dietas-restritivas/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/01/diga-adeus-a-prisao-de-ventre-com-estes-3-alimentos-de-efeito-laxante/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM