Estilo de Vida

7 coisas que você deve saber sobre cuidados com plantas

Ter plantas em casa pode trazer inúmeros benefícios para o seu lar

ANÚNCIO

Precisamos tê-los por perto, mas, ao mesmo tempo, cuidar de plantas costuma gerar muitas dúvidas e inseguranças. Algo que não só acontece com os iniciantes, mas também se estende a jardineiros experientes que lidam com plantas que não conhecem.

Primeiro de tudo: acalme-se. Por mais que pareçam um verdadeiro mistério adequado apenas para pessoas que nasceram com uma virtude, nada poderia estar mais longe da verdade. O cuidado correto com as plantas acontece, apenas, conhecendo quais são suas demandas e atendendo-as.

Você provavelmente ficará surpreso por não mencionarmos algo fundamental: o tempo que elas precisam. E é que, por incrível que pareça, não é essencial sabermos escolher as plantas na medida das nossas necessidades.

Nos últimos anos, o cuidado com as plantas ganhou peso nos lares e quebra o clichê de ser algo relegado a “pessoas maduras ou mais velhas”. E, além do fato de que a educação na natureza está aumentando, há mais alguns bons motivos para nos interessarmos cada vez mais por eles.

Por um lado, pela incrível relação que existe entre o cultivo de plantas e a saúde mental. Por outro, porque a lista de motivos para ter plantas em casa só aumenta. Já não os escolhemos, unicamente, para desfrutar de um pedacinho da natureza ou contemplar sua beleza. Fazemos isso também por outros aspectos, como aproveitar suas virtudes para respirar um ar mais saudável.

Seja qual for o motivo, existem alguns princípios básicos que você deve saber sobre o cuidado com as plantas. Alguns que lhe permitirão desfrutar de sua companhia, mas, acima de tudo, fazê-lo sem problemas.

1. Escolha as plantas de acordo com o seu conhecimento, ponto de partida para o cuidado das plantas

Por mais que tenhamos nos apaixonado perdidamente por determinada planta, talvez ela não seja para nós. Ou não para agora. A jardinagem precisa de treinamento e até de disciplina no cuidado com as plantas.

Por isso e antes de escolher uma planta ou outra, você tem que fazer um exercício de autocrítica e avaliar se podemos te dar o que você precisa. E não só porque temos um bom histórico de plantas que acabaram no lixo: também devemos considerar se temos o tempo necessário para cultivá-las adequadamente.

E nada para se envergonhar. O grande presente da natureza é que existem plantas de todos os tipos, e mesmo que tenhamos que optar por plantas fáceis de cuidar, algo é claro: elas não são menos atraentes que as difíceis.

2. Pesquise sobre suas necessidades

Outro aspecto que não podemos ignorar. Por mais que uma determinada planta nos seduza pela beleza de suas folhas ou cores, é fundamental saber se vamos conseguir atender às suas demandas. E não é só isso: ao adicionar uma nova planta à sua coleção, conheça-a a fundo. Seus cuidados, origem, características e até singularidades. Tudo o ajudará a saber como deve cuidar dela.

E não: se uma planta não tolera geadas ou climas quentes, pensar que a nossa é uma sobrevivente nata é um erro. Muito provavelmente, veremos como ela morre lentamente.

3. Analise se as condições que você pode oferecer são as que ela precisa

O espaço onde vais estar tem a luz que precisas, podemos oferecer-te a humidade que precisas? Temos a temperatura que você procura? Considere todas as opções: por menor que um detalhe possa parecer para você, ele pode ser fundamental.

4. Verifique se uma determinada tarefa é adequada para ela

Ou, dito de outra forma, tente evitar esses erros ao cuidar de plantas que podem estragá-las. Isso é começar a transplantar sem verificar se é o momento certo, adubar sem levar em conta seu ciclo vegetativo, ou mesmo puxar tesouras de poda quando não é o caso. Todas essas tarefas que parecem tão simples e pouco cruciais para nós podem ter um impacto negativo no desenvolvimento das plantas.

5. Preste atenção a ele, um básico no cuidado da planta

Por mais pouco tempo que tenhamos e por mais resistentes que sejam as plantas que escolhemos, cuidar das plantas envolve prestar um pouco de atenção a elas. E não estamos nos referindo apenas a tarefas de sobrevivência, como regar. Também nos referimos a revisar seu status regularmente. Uma ótima maneira de poder detectar a tempo excessos ou defeitos na irrigação, poder corrigi-lo se nos perguntarmos como saber se minha planta está com falta de luz ou, até mesmo, impedir a presença de uma praga que possa comprometer sua vida.

6. Água, nem muito nem pouco

Vital e essencial! Com as plantas, aquele “um pouco mais, só para garantir!” não vale a pena. Longe de ser uma boa ideia, pode arruinar nossa fábrica. Por isso e em caso de dúvida, exceto em espécies que exigem alta irrigação, a resposta é clara: vale mais do que exagerar.

E mais uma vez voltamos ao ponto de partida: para acertar a irrigação no cuidado das plantas, nada como conhecer a fundo as necessidades de cada uma delas.

7. Limpe suas folhas regularmente

Não é apenas uma questão de higiene: é essencial para o seu desenvolvimento. As plantas realizam a fotossíntese através das folhas e, embora pensemos que a poeira não atrapalha esse processo, nada está mais longe da verdade.

· · ·

+ PLANTAS E DECORAÇÃO:

Suculentas e Feng Shui, uma combinação para atrair boa sorte

3 benefícios que você NÃO sabia sobre ter uma Espada de São Jorge no quarto

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO